Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Novelas / Em 1977

Diretor assumiu protagonista de novela da Globo após ator ficar doente há 48 anos

Ator apresentado em chamadas da novela como protagonista ficou doente e diretor assumiu o papel central de trama da Globo às pressas

Ary Fontoura foi destaque na novela - Reprodução/Globo
Ary Fontoura foi destaque na novela - Reprodução/Globo

Em 7 de fevereiro de 1977, há 48 anos, a Globo estreava À Sombra dos Laranjais como sua nova novela das seis. Escrita por Benedito Ruy Barbosa e baseada em uma peça de ViriatoCorrêa, a trama era dirigida por Herval Rossano, diretor assumiu protagonista após o ator principal, Rogério Fróes, ficar doente.

Mudança inesperada

A trama teve um começo conturbado devido a um problema de saúde do protagonista escalado: inicialmente, o advogado Pedro Lemos seria interpretado por Rogério Fróes, que chegou a aparecer nas chamadas promocionais da novela.

No entanto, como conta o jornalista Nilson Xavier, do Teledramaturgia, faltando duas semanas para a estreia, o ator adoeceu e teve que se afastar da produção. Diante da urgência, o próprio diretor da novela, Herval Rossano, assumiu o papel principal — e tirou de letra o desafio.

Enredo clássico

Ambientada na fictícia cidade de Laranjais, no interior do Rio de Janeiro, em 1947, a trama acompanhava Pedro Lemos, um advogado criminalista de prestígio que retorna à cidade natal após 28 anos.

Sua chegada reascende antigos sentimentos em Madalena Caldas (Aracy Cardoso), sua ex-noiva, que acredita que Pedro veio cumprir a promessa de casamento feita décadas antes. No entanto, o reencontro também revive as rivalidades entre as famílias Lemos e Caldas, representadas pelo prefeito Perácio Lemos (Castro Gonzaga) e Marta Caldas (Beatriz Lyra).

Entre os destaques do elenco, segundo Xavier, estava Ary Fontoura, que brilhou no duplo papel de Tomé, um homem melancólico, e Estopim, um palhaço que servia de contraponto cômico na narrativa. Além disso, a novela marcou a estreia de Cristina Mullins, Sílvia Salgado e Ísis Koschdoski, sendo as duas últimas reveladas no concurso de novos talentos do programa Moacyr TV, apresentado por Moacyr Franco na Globo em 1976.

Bastidores da produção

A adaptação televisiva de À Sombra dos Laranjais iniciou-se sob a supervisão de Sylvan Paezzo, que trabalhou nos roteiros até o capítulo 31, sendo posteriormente substituído por Benedito Ruy Barbosa. As gravações externas foram realizadas em Barra de Guaratiba, onde um circo mambembe foi montado para ambientar a trama, além de locais como o bairro de Santa Teresa e a estação ferroviária de Itacuruçá, no Rio de Janeiro.

A trilha sonora também teve um papel marcante na memória afetiva do público. A música de abertura, O Circo, composta por Sidney Miller e originalmente gravada por NaraLeãoem 1967, foi regravada por MaríliaBarbosa, que interpretou a personagem Ritoca na novela.

Em 2006, a Som Livre relançou a trilha sonora de À Sombra dos Laranjais na coleção Master Trilhas, que trouxe de volta 26 trilhas nacionais de novelas e séries da década de 1970 que nunca haviam sido lançadas em CD.

Leia também: Ex-atriz do SBT ganhou protagonista em sua primeira novela na Globo há 3 anos