Gravado no Rio Grande do Sul, emissora tirou novela do ar dirigida por Tarcísio Meira após 10 capítulos há 60 anos; saiba tudo
Publicado em 31/05/2025, às 07h30
Nem de tantos sucessos se faz uma carreira: Glória Menezes e Tarcísio Meira (1935 - 2021) protagonizaram uma novela retirada do ar por ser considerada um fracasso de audiência há 60 anos. Trata-se de Pedra Redonda - 39. Parte da grade da extinta TV Excelsior, a obra foi dirigida por Tarcísio e é baseada na criação original do argentino Victor de Martini. A primeira novela gaúcha saiu do ar após 10 capítulos e se tornou uma das mídias perdidas, com quase nenhum registro.
Parte da grade da TV Excelsior - que teve as atividades encerradas em 1970 e foi a primeira TV com visão empresarial do Brasil - a obra tinha como trama uma trajetória de uma família tradicional e envolvia um crime misterioso que seria explorado ao longo de 30 capítulos. Foi considerada uma novela, mesmo com poucos episódios. O termo minissérie ainda não era usado na época. As informações são de Nilson Xavier, do Teledramaturgia.
O elenco ainda era integrado por: Ênio Carvalho, Ester Castro, Amélia Bittencourt, Maria Kátira e Raquel Cagi. Xavier também relembra que as gravações da novela foram realizadas no Canal 12, na mansão de Lya Bastian Meyer, no Morro do Sabiá, Zona Sul de Porto Alegre. A casa deu o nome da novela, pois fica localizada no número 39 e na estrada da Pedra Redonda.
A primeira e única experiência de Tarcísio Meira como diretor não engatou. Com 30 capítulos planejados, ela foi retirada do ar após 10 deles exibidos e nunca mais foi reexibida - nem localmente. Nilson pontua que o fracasso foi atribuído a falta de experiência da direção. O consagrada ator elogiou a equipe técnica e declarou em entrevistas da época que “foi uma experiência válida”. O casal entrou em um sucesso na sequência (A Deusa Vencida, de Ivani Ribeiro) exibido pela Excelsior em julho do mesmo ano.
Leia também: Fora da Globo, ator de A Viagem morreu aos 73 anos por falência múltipla de órgãos