Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Novelas / Em 1994

SBT suspendeu reprise de novela quatro dias após a estreia há 18 anos

Trama era remake de novela da Record e foi sucesso durante transmissão original, mas SBT decidiu interromper reexibição de forma inesperada

Débora Bloch e Luciana Braga viviam as pupilas do padre em As Pupilas do Senhor Reitor - Reprodução/SBT
Débora Bloch e Luciana Braga viviam as pupilas do padre em As Pupilas do Senhor Reitor - Reprodução/SBT

Em 11 de dezembro de 2006, há 18 anos, o SBT estreava a reprise de As Pupilas do Senhor Reitor, novela originalmente exibida entre 6 de dezembro de 1994 e 8 de julho de 1995. Na primeira transmissão, o remake baseado no enredo que Lauro César Muniz escreveu para a TV Record foi um sucesso entre a crítica especializada, mas bom histórico não impediu SBT de suspender a reprise de forma inesperada após quatro dias da estreia.

Novela baseada em obra da concorrente

A versão de As Pupilas do Senhor Reitor do SBT não foi a primeira da história: inicialmente, em 1970, a obra original, assinada por Lauro César Muniz, foi exibida na Record. O texto de Lauro, como destaca o jornalista Nilson Xavier, do site Teledramaturgia, era baseado no romance do autor português Júlio Dinis.

Na montagem da Record, o diretor Dionísio Azevedo atuou na direção e como protagonista da trama, o reitor padre Antônio. Na adaptação do SBT, o personagem principal que nomeia o título foi vivido pelo ator Juca de Oliveira.

A produção, segundo Xavier, tinha como objetivo estimular o núcleo de novelas da emissora. Na época, o comando do setor estava com Nilton Travesso, que já havia entregado um bom remake de Éramos Seis.

Mudança de ritmo

A exibição de 1994 foi marcada por alguns momentos de altos e baixos. A estreia, como recorda o Teledramaturgia, atingiu índices de audiência semelhantes aos de Éramos Seis, com cerca de 15 pontos na Grande São Paulo, mas foi perdendo telespectadores conforme a chegada do final do ano.

Para lidar com esse problema, algumas mudanças foram realizadas no decorrer das gravações: Bosco Brasil e Ismael Fernandes, responsáveis pelo texto do remake, ganharam a ajuda de Analy A. Pinto, Aziz Bajur e Zeno Wilde, além da supervisão de Chico de Assis

Com o incremento na equipe de roteiristas, os personagens ganharam personalidades mais marcantes e os capítulos perderam a lentidão, o que deixou a novela mais dinâmica. Depois da reprise interrompida em 2006, a trama voltou a ser reapresentada em 2007, dessa vez do começo ao fim.

Leia também: Novela da Record converteu prostituta à Igreja Universal há cinco anos

Confira a chamada da novela: