Demissão de Bocardi gera disputa entre nomes que podem assumir o comando do Bom Dia SP após a sua demissão repentina que causou alvorço na Globo
Publicado em 06/02/2025, às 15h24
A demissão de Rodrigo Bocardi na última quinta-feira (30) pegou todo mundo de surpresa e não deixou de virar um grande escândalo no jornalismo da Globo. Na casa durante mais de duas décadas, um comunicado noticiou que ele teria descumprido normas éticas da emissora. Um verdadeiro escândalo tomou conta da sua saída, já que ele estaria com denúncia no Compliance e supostamente prestaria assessoria política em informações relatadas à coluna. E agora uma nova "briga" se iniciou na empresa: a disputa pela vaga titular no Bom Dia SP.
Acontece que as histórias de sua demissão não param de surgir e o buraco parece ser muito mais embaixo. Supostamente, o compliance da Globo apurou denúncias gravíssimas contra Bocardi, incluindo que ele realizava cobranças de empresas de coleta de lixo e de construções públicas para não falar mal delas durante o jornal matinal da emissora.
🚨🚨🚨
— Gabriel Perline (@GabPerline) January 31, 2025
Informações que circulam nos bastidores da Globo sobre DEMISSÃO DO BOCARDI:
Rodrigo Bocardi seria sócio de uma agência de comunicação que estaria prestando serviços de assessoria de imprensa para partidos políticos. Um dos supostos clientes seria o PODEMOS. pic.twitter.com/TQHBTzd1Ty
No meio disto tudo, quatro nomes surgem bem fortes para assumir a vaga do Bom Dia São Paulo: Roberto Kovalick; Alan Severiano, José Roberto Burnier e Sabina Simonato. O caminho para um deles está bem aberto para assumir o comando das notícias da manhã.
O mais provável, segundo informações da coluna, é Roberto Kovalick. Ele estaria “cansado” de comandar jornalismo da madrugada. Atualmente, ele apresenta o Hora 1, que inicia às 5h da manhã e traz as notícias que começam a chegar para apuração. Ele também tem passagens por outros grandes programas do Jornalismo da líder de audiência como o Jornal Hoje, além da familiaridade com o Bom Dia SP, já que apresentou entre 2019 e 2021.
Alan Severiano está no comando do SP 1, o jornalístico da emissora que passa durante a parte da tarde. O jornalista traz reportagens de ruas e também é o âncora do jornal. Ele tem passagens pelo SPTV, Bom dia Brasil e Globonews, onde ficou no início de sua trajetória cobrindo Economia e Política.
Já Sabina Simonato, que está no comando do Bom Dia SP enquanto um substituto definitivo não aparece, pode se tornar a âncora definitiva. A jornalista pode estar sendo preparada para tomar a vaga para si, segundo a coluna de Fábia Oliveira. Ela já apresentou o Antena Paulista, já esteve no SPTV ocasionalmente, fez a apresentação das previsões do tempo e é um rosto familiar para a audiência. Ela também está a frente do Bom Dia Sábado, ao lado de Marcelo Pereira.
José Roberto é um dos com mais experiência na disputa: desde 1983 na casa, quando entrou no Jornal Regional da EPTV, afiliada da TV Globo, o jornalista construiu sua carreira com várias passagens nos conhecidos programas da emissora. Entre alguns destes, o Globo Rural, de 1986 até 1988, já esteve no Bom Dia SP de 1994 até 1996. Esteve no Bom Dia Brasil em 2000, já encabeçou o Jornal Nacional duas vezes, a mais recente de 2004 a 2006. Atualmente, ele está no SPTV, na faixa do jornal noturno.
Vale pontuar que a saída de Bocardi foi uma justa causa, muito rara na casa. A saída repentina do profissional deixa a vaga em aberto e algumas dúvidas sob as verdadeiras causas da sua saída. Nas redes sociais, ele disse que está com a “consciência tranquila” em um vídeo publicado recentemente. Resta aguardar os próximos capítulos desta história.
Ver essa foto no Instagram
*Texto de Murilo Rocha
Murilo Rocha é estudante de Jornalismo pela UMESP. Escreve sobre cultura pop, filmes, games, música, eventos e reality shows. Siga o Murilo nas redes sociais: @eumuriloorocha