Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
TV / EITA!

Diretor polêmico da Globo já foi chamado de genial e abusivo

Há 23 anos, morria polêmico diretor da teledramaturgia brasileira, Walter Avancini, em decorrência de um câncer de próstata

Tábata Santos, sob supervisão de Arthur Pazin
por Tábata Santos, sob supervisão de Arthur Pazin

Publicado em 26/09/2024, às 08h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Victor Wagner e Taís Araujo protagonizaram Xica da Silva, dirigida por Walter Avancini - Foto: Reprodução
Victor Wagner e Taís Araujo protagonizaram Xica da Silva, dirigida por Walter Avancini - Foto: Reprodução

Há exatos 23 anos, nesta quinta-feira, 26, morria o lendário diretor de telenovelas Walter Avancini, vítima de um câncer de próstata. É inegável que o conhecido diretor de grandes obras da televisão tenha deixado seu legado nas produções brasileiras, porém seu nome esteve envolvido em diversas polêmicas que vão desde a extrema influência para uma nova forma de interpretação, até o ser ou não ser abusivo nos bastidores. Em 37 anos de carreira, Avancini nunca fez questão de esconder que o seu maior objetivo era explorar performances inovadoras e tramas revolucionárias. 

Em entrevista à Contigo! na década de 90, o diretor declarou que “a polêmica é necessária”, ao ser questionado sobre polêmicas envolvendo tramas que traziam sequências de nudez e sexo consideradas gratuítas por algums atrizes, apenas para atrair a atenção do telespectador. 

Em 2023, a atriz Taís Araujo relembrou à revista Piauí, momentos difíceis que passou ao interpretar a protagonista de Xica da Silva, trama dirigita por Walter, pois a personagem era bastante sexualizada e Taís era uma adolescente de apenas 17 anos: “Eu era invisível na Barra da Tijuca, sequer beijei na boca de alguém do condomínio.”, explicou.

Na mesma entrevista, a atriz contou a sua visão sobre o diretor da trama, não poupando elogios quando a sua genialidade, mas ressaltando os abusos sofridos por ela: “O Avancini era genial. Muito do que sei de comprometimento e disciplina, aprendi com ele. Mas era extremamente abusivo.”, revelou.

Foto: Acervo/Globo
Foto: Acervo/Globo

Taís ainda contou que no segundo dia de gravações, o diretor quase a fez desistir de seguir no elenco, ao falar que era ela “a maior decepção da vida dele”. E relatou que ao completar 18 anos, Walter passou a explorar a sua maioridade, vendendo fotos de Taís nua nos bastidores da novela para veículos de imprensa. “Ninguém me obrigou a fazer essas fotos, mas é claro que eu cedi às pressões.”, ressaltou à Piauí.

Entre os inúmeros sucessos adaptados e dirigidos por Walter estão A Deusa Vencida, em 1965, o enorme sucesso da TV Tupi, Beto Rockfeller, em 1969, Selva de Pedra, em 1972, Gabriela, em 1975, Pai Herói, em 1979, Xica da Silva, em 1996, O Cravo e a Rosa, em 2000 e outras.

Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, em 2000, o diretor refletiu sobre a televisão e expressou a sua opinião sobre a relação da obra com o telespectador: "A televisão não deveria apenas estar a reboque de um imediatismo por audiência. Claro que a audiência é o fator principal para a sobrevivência da TV, porque ela é comercial. Mas na busca por audiência os parâmetros foram perdidos."

E completou: "É preciso retomar o conceito de uma televisão que não só vai a reboque, mas que tem também suas obrigações, que propõe discussões estéticas, de conteúdo e de comportamento. O público percebe quando lhe dão algo mais."