Atriz Duda Santos deu vida a Santinha na primeira fase de Renascer. Em entrevista a CONTIGO Digital, ela fala do carinho que tem pela personagem
Duda Santos estreou em novelas já na clássica Renascer. Na nova versão da TV Globo, escrita por Bruno Luperi, a atriz deu vida a personagem Santinha na primeira fase da trama. Em entrevista a CONTIGO Digital, ela relembrou a experiência e falou da importância da personagem em sua carreira.
Como recebeu a notícia de que tinha passado no teste?
"Tivemos alguns testes para dar vida a Maria Santa. Não falei para ninguém para não gerar expectativa, é uma novela que todo mundo ama. Quando recebi o resultado, só conseguia chorar. É um presente que ganhei, uma história linda de contar. Todo mundo me acolheu e me abraçou. Que personagem lindo! Um amor que transcende a vida, que traz essa história do filho com o pai, que traz o místico, a redenção".
Considera a Maria Santa sua personagem mais importante?
"Essa é a minha personagem mais intensa, que mais me atravessou. Ela é muito inocente, tem uma fé avassaladora no místico. As outras não tinham isso. Maria Santa é a personagem mais forte de toda a minha vida, a minha favorita, eu amei fazer cada cena. Chegava em casa depois das gravações e chorava. Coloquei todo o meu coração e minha dedicação nela".
O que aprendeu com ela?
"Aprendi resiliência com ela. Tudo acontece por algum motivo. Isso é muito bonito. Tem esse amor, essa coragem de se entregar para alguém. Eu não tinha isso. Era muito para dentro, tinha medo de me apegar aos meus sentimentos. Com ela, aprendi a ter coragem e isso é muito bonito".
Acha que a novela será um divisor de águas na carreira?
"Claro que ela já mudou minha vida, jamais serei a mesma Duda".
Como foi lidar com o sotaque baiano?
"Estou quase uma baiana. Ser baiana é mais legal. É difícil porque fiquei mais tempo sendo Maria
Santa do que eu. Ficamos das 11h às 21h gravando e estudando cenas. Quando falo dela, já volta o sotaque".
O que viveu de especial nas gravações na Bahia?
O sul da Bahia é lindo, essa cultura é muito bonita. Nós visitamos uma comunidade para conhecer o Bumba Meu Boi. Ela tem essa devoção pelo Bumba. Eu vi muito pouco do cacau lá, não tivemos esse tempo, mas conheci a vassoura de bruxa, conheci o mel do cacau. Tem drinques com mel de cacau que são uma delícia. Foi lindo conhecer essa cultura. Um projeto lindo de fazer.
Qual a responsabilidade de assumir um papel tão marcante?
"Existe uma responsabilidade como qualquer outro personagem, já que é um presente que ganhamos. É algo sensível de se fazer. A única certeza é de que nós amamos independentemente da resposta
do público".