A nova série da HBO MAX é Operação Transplante e explora a doação de órgãos. Saiba cinco fatos impactantes deste tipo de operação
Publicado em 19/05/2025, às 12h22 - Atualizado às 12h23
A HBO Max explora a doação de órgãos em Operação Transplante. A série conta com episódios semanais e conta mais sobre os dramas das famílias que tem como esperança a cirurgia. Atingindo milhares de pessoas no Brasil e sendo realizado majoritariamente pelo sistema único de saúde (SUS), a nova produção busca mostrar mais sobre essa realidade para o público. A Contigo! lista cinco fatos sobre o procedimento que vão te deixar impactado.
Só em 2024, foram realizados 72 transplantes por dia no país. O Brasil realizou, ao todo, mais de 26 mil transplantes. Ao todo, o órgão mais transplantado foi o rim: mais de 6 mil e 200 pessoas receberam uma das partes fundamentais do sistema urinário. Na sequência, o fígado aparece com mais de 2 mil e 400 doações. Coração e pulmão aparecem na sequência com 440 e 93, respectivamente. Já a córnea, uma membrana ocular, tem mais de 17 mil transplantes realizados.
Como citado, o rim é o órgão mais transplantado. Além disto, ele também é o que tem a maior taxa de sucesso: 97% dos pacientes sobreviveram ao primeiro ano após a cirurgia. Comparando com o segundo transplante mais invasivo, o do fígado, a taxa é mais de 20% superior, ou seja, o órgão do sistema digestório representa 75% de sucesso. Para o coração, 73% e o pulmão - sendo este o unilateral, ou seja, apenas uma das partes - 70%.
Qual o relógio biológico de cada órgão?
Após a retirada do órgão, cada um deles tem um tempo biológico, ou seja, um limite de tempo para ele continuar a funcionar. O coração é o de menor tempo: apenas 4 horas. O pulmão sobrevive fora do corpo humano por 6 horas. Já o fígado pode ser armazenado por 12 horas e o rim, novamente, detém o maior índice: 24 horas.
Em geral, o maior problema é a família: mesmo quando o doador manifestou o desejo, a autorização dos familiares é necessário. Em 2024, 46% disseram não e criaram uma barreira no salvamento de muitas vidas
Com todos os avanços tecnológicos, ainda existe um transplante com diversos limites: o pulmonar. A baixa taxa de sobrevida, combinado com o tempo curto para transporte, dificultam a expansão para outras pessoas que necessitam do órgão. Um ponto que dificulta, também, é que ele é realizado em apenas cinco estados do país, limitando acesso e aumentando os problemas logísticos. De acordo com a Associação de Transplante de Órgãos, apenas São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Fortaleza e Paraná realizam a operação.
Leia também: Após quase ir para o SBT, Boninho estaria negociando com a Record; diz colunista
Ver essa foto no Instagram
Operação Transplante é uma produção brasileira da HBO Max com coprodução de Mixer Flms. O seriado conta com o suporte da Central de Transplantes da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, dos hospitais públicos e privados, além de médicos e suas equipes. A série explora o drama dos familiares que aguardam transplantes para pacientes que necessitam e mostra as dificuldades enfrentadas pelas equipes no Brasil.