Mais popular das agremiações do Rio de Janeiro conquista campeonato após desfile com teor político
A Estação Primeira de Mangueira, uma das escolas de samba mais tradicionais do Rio de Janeiro, conquistou nesta quarta-feira (6) o título de campeã do carnaval do Rio de Janeiro.
A agremiação levou para a avenida o enredo História para Ninar Gente Grande e causou uma comoção ao prestar homenagem aos heróis invisíveis da história do Brasil.
Entre os momentos mais emocionantes, a cantora Alcione desfilou como Dandara, esposa de Zumbi. O líder dos Palmares foi representado pelo baluarte e ícone do samba carioca Nelson Sargento. A sambista Leci Brandão também teve papel de destaque como a líder negra Luiza Mahin.
Político, o enredo pretendeu recontar a história de momentos chave do Brasil como o descobrimento e a libertação dos escravos. Ao fim, uma bandeira pediu respeito às minorias e homenageou a vereadora Marielle Franco, morta em março de 2018.
Criado pelo carnavalesco Leandro Vieira, este é o quarto desfile assinado pelo jovem artista. Ele também foi campeão em 2016 logo em seu ano de estreia com o enredo A Menina dos Olhos de Oyá em homenagem à cantora Maria Bethânia.
Com o título, a Mangueira encosta na Portela, maior campeã do carnaval do Rio de Janeiro.
Império Serrado e Imperatriz Leopoldinense foram rebaixadas ao grupo de acesso.