Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Últimas / DIVERSIDADE E INCLUSÃO

Ziraldo defendeu diversidade em seu primeiro livro infantil; relembre

Lançado em 1969, primeiro livro infantil de Ziraldo virou clássico aclamado por educadores e ativistas que lutam pela inclusão

por Surenã Dias
[email protected]

Publicado em 07/04/2024, às 17h05

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ziraldo debateu inclusão e diversidade no livro Flicts, lançado em 1969 - Foto: Reprodução / Instagram
Ziraldo debateu inclusão e diversidade no livro Flicts, lançado em 1969 - Foto: Reprodução / Instagram

Ziraldo deixou um legado grandioso dentro da cultura literária brasileira. O cartunista, que faleceu neste último sábado, 6, no Rio de Janeiro, era um grande ativista político e usava suas obras para falar de temas socialmente importantes. Em seu primeiro livro, inclusive, ele abordou a necessidade de se abraçar a diversidade. 

Escrito em 1969, Flicts foi o primeiro livro infantil escrito por Ziraldo. Na história, o artista fala sobre uma cor solitária e única, chamada Flicts, que não se encaixa em nenhum lugar do arco-íris. Deslocada e sem ser aceita pelas outras cores, ele busca por um lugar onde pertencer.

Considerado atemporal, o trabalho do autor é aclamado como um dos trabalhos infantis mais importantes para desenvolver o assunto inclusão e auto aceitação para crianças, trabalhando a importância da diversidade e o combate ao preconceito. 

Leia também: Morre o cartunista Ziraldo, criador do Menino Maluquinho, aos 91 anos

A obra, inclusive, gerou uma situação inusitada envolvendo o astronauta Neil Armstrong, que conheceu Ziraldo pessoalmente durante uma visita ao Brasil. Na ocasião, os dois conversaram e o norte-americano parabenizou o brasileiro por seu trabalho. 

No livro, Ziraldo conta que Flicts é a cor da lua e que somente os astronautas poderiam confirmar, já que viram de pertinho o grande satélite. Encantado com a história, Neil Armstrong ganhou um exemplar exclusivo de Flicts e, segundo Daniela Thomas, filha de Ziraldo, ele se mostrou bastante interessado em ler as páginas do projeto literário.

CAUSA DA MORTE REVELADA

Na tarde deste sábado (06), aos 91 anos, o cartunista Ziraldo morreu enquanto dormia em seu apartamento, localizado no bairro da Lagoa, no Rio de Janeiro. Agora, a causa da morte foi revelada: falência múltipla de órgãos.

A informação foi confirmada pela filha do artista, Daniela Thomas, ao Splash, do UOL. "Ele simplesmente parou de respirar", relatou ela. A morte aconteceu por volta de 14h.

Inclusive, o desenhista enfrentada há seis anos consequências de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) que sofreu em 2018. Na época, ele chegou a ficar 28 dias internado no Hospital Pró-Cardíaco, em Botafogo. "Já eram seis anos acamado, e começou ultimamente a ficar com muita fraqueza, ter muita febre", completou.