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Vitrine / Moda

7 dicas de livros para quem ama o mundo da moda

Confira obras que trazem histórias e informações incríveis sobre o universo da moda

Redação Publicado em 06/08/2024, às 12h00

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Confira obras que trazem histórias e informações incríveis sobre o universo da moda - Reprodução/Amazon
Confira obras que trazem histórias e informações incríveis sobre o universo da moda - Reprodução/Amazon

Se você ama o mundo da moda e tudo o que envolve sua história, que tal se aprofundar no tema através de livros incríveis? Para te ajudar nessa missão, preparamos uma lista com 7 títulos que trazem informações sobre a história da área - ou de marcas específicas - dicas valiosas, curiosidades e muito mais!

Confira e escolha seus livros favoritos sobre Moda:

1. Moda: uma filosofia, de Lars Svendsen: https://amzn.to/4002xOx

A escolha da roupa transmite uma mensagem sobre quem somos? De Coco Chanel a Rei Kawakubo, de Dior ao estilo das ruas, este livro é conduzido a partir do princípio da moda: a busca pelo novo. Nele, o autor reúne referências que vão da música pop e da arte contemporânea a pensadores como Kant, Adorno, Barthes e Giddens. Assim, resume o que a filosofia e a sociologia têm a dizer sobre o assunto, fazendo um apanhado histórico e analisando a relação da moda com o corpo, a linguagem, a arte e o consumo.

Reprodução/Amazon
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2. História da moda: uma narrativa, de João Braga: https://amzn.to/46jfKUO

Neste livro, o estilista, palestrante e professor João Braga segue o percurso da moda ao longo da trajetória humana, levando o leitor a uma viagem no tempo e no espaço, dos primórdios da humanidade até os dias atuais, com informações preciosas sobre o tema.

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3. Dicionário de moda, de Emily Angus, Macushla Baudis e Philippa Woodcock: https://amzn.to/3Q58zsD

Com mais de 800 itens, o título explica os termos fundamentais da indústria, e cada capítulo trata de um tema: movimentos artísticos, sociais e políticos que deram origem a estilos e tendências; peças de vestuário históricas e modernas; a construção e a costura das roupas; as fibras e os tecidos e muito mais.

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4. Louis Vuitton: uma saga, de Stéphanie Bonvicini: https://amzn.to/48LdPKb

Este minucioso trabalho da jornalista Stéphanie Bonvicini, alimentado com referências da literatura de viagem, artes e costumes da época, refaz o itinerário de uma família e de uma marca excepcional, além de acompanhar o surgimento de nomes que mudaram para sempre a maneira dos homens e mulheres estarem no mundo - como as agências e viagem Thomas Cook, os vagões de alto conforto Pullman, lojas de departamentos como Harrods e Le Printemps, marcas de joias como Cartier e Van Cleef & Arpels.

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5. Champagne Supernovas, de Maureen Callahan: https://amzn.to/3RObCYj

Com a expertise da jornalista Maureen Callahan, a obra nos leva de volta aos anos 90, quando modelos brilhantes deram lugar a verdadeiras lendas. Repleto de histórias divertidas e surpreendentes dos mais celebrados nomes, este é um panorama legítimo de uma ruptura cultura, onde “losers” e “freaks” quebraram as regras e emergiram no mundo pop como deuses da moda, mudando drasticamente a forma como entendemos o mundo.

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6. Chanel, de Emma Baxter-Wright: https://amzn.to/3thpS1z

Criadora de algumas das tendências mais marcantes do mundo da moda - como o pretinho básico, o casaco em lã bouclê, as pérolas falsas e os sapatos bicolores - Coco Chanel foi revolucionária, vislumbrando o momento certo para dar às mulheres aquilo que elas queriam. Este livro revela a vida e o trabalho dessa couturière influente, traçando sua trajetória desde a origem humilde, passando pelo alcance global da marca e sua expansão, até o legado que perdura.

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7. Psicologia fashion, de Lara Almeida: https://amzn.to/45nHWod

Nesta obra, Lara Almeida analisa a moda e traz curiosidades sobre ela, explicando os processos de consultoria, imagem, estilo, marca pessoal e o impacto desse gerenciamento na vida das pessoas. Fala, também, sobre a influência da mídia, os padrões comportamentais e os aspectos que levam ao consumo da marca. Explica sobre o poder da imagem e o que “está por trás da moda de vestir”, revelando a magia das roupas e seus efeitos psicológicos sobre o eu, e nos outros.

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