São Clemente é rebaixada com homenagem para Paulo Gustavo; entenda o que aconteceu - AgNews
CARNAVAL

São Clemente é rebaixada com homenagem para Paulo Gustavo; entenda o que aconteceu

São Clemente é rebaixada com homenagem para Paulo Gustavo após desfile repleto de problemas técnicos

Gustavo Assumpção Publicado em 26/04/2022, às 18h21

A São Clemente foi rebaixada do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro na tarde desta terça-feira (26) após terminar a apuração em último lugar. 

O resultado surpreendeu alguns fãs de Paulo Gustavo, já que a agremiação foi uma das que mais emocionou o público no primeiro dia de desfiles no Rio de Janeiro. 

Só que o rebaixamento da escola é justo. Nos desfiles, são avaliados pelos jurados tudo o que acontece na pista de desfile. O tema ou a homenagem é julgado em apenas um dos quesitos: enredo. Neste, o julgamento também é dividido em dois sub-quesitos: concepção e execução. 

Ou seja: a ideia de homenagear Paulo Gustavo por mais nobre que seja, não garante a nota 10. Para isso, a escola teria que desenvolver um enredo criativo, linear e que contasse uma boa história. Ao longo do desfile, faltou poesia e ousadia na concepção, o que jogou as notas para baixo. A carreira de Paulo Gustavo, seus personagens e o jeito irreverente não apareceram transformados em alegorias e fantasias de maneira criativa.

Além disso, a escola apresentou falhas técnicas. Na comissão de frente, o tripé apareceu apagado em três dos quatro módulos de julgamento. O elevador hidráulico que trazia Dona Déa, mãe do humorista, também falhou em várias cabines, o que a deixou escondida da visão do júri.

A escola também abriu clarões na avenida e não mostrou empolgação ao cantar o samba-enredo. No finalzinho do desfile, houve uma correria na tentativa de não estourar o tempo regulamentar.

O trabalho do carnavalesco Thiago Martins também foi frágil. Faltou cuidado na confecção das fantasias e alegorias e na reprodução dos protótipos. Tudo acabou rendendo punições e descontos severos do júri, o que culminou na última posição isolada. 

Veja:

 

EMOÇÃO

A atriz Marina Xavier desfilou nesse Carnaval pela Escola de Samba São Clemente, do Rio de Janeiro, que homenageou o ator Paulo Gustavo. Nesta terça-feira (26) ela posou com a sua fantasia do Carnaval ao lado do ator Rodrigo Pandolfo, que viveu Juliano, seu irmão no filme e falou da emoção desse momento.

Na legenda, ela contou sobre a sua amizade com o ator: "Muita gente não sabe, mas a gente já era irmão desde muito antes de 'Minha Mãe É Uma Peça'. Anos antes do sucesso nos cinemas, a arte já nos uniu. Juntos a gente rodou muito teatro, viajou muito de van, carregou muito cenário, distribuiu muita filipeta em praça de alimentação de shopping... a batalha diária da vida do artista, que muita gente insiste em não ver".

Carnaval São Clemente enredo

Leia também

Musa do Carnaval 2025, Alessandra Mattos revela condição para cirurgia íntima


Mulher Abacaxi vira amuleto da sorte e sobe duas escolas no Carnaval: "Em êxtase"


Sabrina Sato enfrenta maratona de desfiles e exibe ferimentos: "Vamos"


Eles cresceram! Filhos de Angélica e Huck surgem acompanhados na Sapucaí


Deborah Secco é ovacionada por performance no 'Desfile das Campeãs': "Arrasou"


Quem é Nathália Santos? Conheça a jornalista que foi baleada na saída da Sapucaí