Por que Lidia Brondi segue ícone mesmo 30 anos após abandonar a carreira? - Reprodução/TV Globo
INESQUECÍVEL

Por que Lidia Brondi segue ícone mesmo 30 anos após abandonar a carreira?

Referência de estilo e símbolo da mulher moderna, Lidia Brondi segue ícone após abrir mão da fama e do dinheiro em busca da saúde mental

Gustavo Assumpção Publicado em 15/06/2022, às 15h08

Todo vez é a mesma reação: basta aparecer alguma foto nova de Lídia Brondi para os fãs ficarem eufóricos e lamentarem a falta que sentem da atriz.

Esse comportamento é curioso, afinal já se foram 32 anos desde seu último trabalho na televisão, a novela Meu Bem, Meu Mal (1990). Foi justamente na sua despedida que a estrela conheceu Cássio Gabus Mendes, com quem assumiria um relacionamento três anos depois e viveria um relacionamento que já dura mais de 30 anos. 

Fato é que Lídia Brondi sempre representou para o público e, mais especialmente, para as mulheres, um ícone de estilo, beleza e de poder. Com seu cabelos curtinhos, a boca marcada, os looks fashionistas e a dicção perfeita que trazia para seus personagens, ela era uma inspiração. Desfilava impecável interpretando os mais diversos personagens. Era jovem, estilosa, articulada, representando o ideal de uma mulher moderna. 

Lídia Brondi começou cedo como atriz, levada pelo pai à TV Educativa do Rio de Janeiro onde atuou em séries pedagógicas. Descoberta por Walter Avancini, brilhou na Globo em novelas como Espelho Mágico (1977) e Dancin’ Days (1978), onde fez um inesquecível par romântico com Lauro Corona. Brilharia ainda em novelas como Baila Comigo (1981), Transas e Caretas (1984), Vale Tudo (1988) Tieta (1989). Onde estava uma novela de sucesso, lá estava a atriz.

Foi casada com o diretor Ricardo Waddington, com quem teve uma filha, Isadora Frost. A jovem herdou muito do espírito livre da mãe: estudou em Nova York e depois retornou ao Brasil se formou na PUC em Artes do Corpo. 

 

No auge, ainda antes dos 30 anos de idade, a atriz decidiu abandonar a carreira. Dona de si e segura de suas decisões, começou a estudar psicologia, onde encontrou uma nova vida. Hoje, vive em um apartamento confortável no bairro do Itaim Bibi, em São Paulo e tem uma rotina tranquila, totalmente longe dos holofotes. Sua última aparição em público foi em 2002, quando acompanhou o marido em uma ida ao Sambódromo. 

Há dez anos, uma reportagem publicada pelo jornal carioca Extra disse que a atriz precisou abandonar a carreira após problemas com a saúde mental. “Lídia teve o que chamam de síndrome do pânico e foi cuidar disso. Libertou-se e tomou a direção da própria vida. Uma atitude nada fácil, se considerarmos que abriu mão de uma carreira de sucesso, onde era bem remunerada e reconhecida. As pessoas mais chegadas a ela, se não entenderam, pelo menos respeitaram”, disse à publicação o pastor Jonas Rezende, pai de ex-global. A própria atriz nunca se pronunciou sobre o tema. 

Só uma mulher muito segura de seus desejos pode abrir mão de todo o prestígio e sucesso para partir em uma jornada íntima em busca de seu bem-estar. Talvez o que mantenha o mito Lídia Brondi em pé seja justamente essa admiração que só ganha do público quem é muito verdadeira e sabe expor não só suas virtudes, mas também suas fragilidades.

 

Lídia Brondi Cássio Gabus Mendes

Leia também

Yuri de 'Mania de Você', Arthur Haroyan se baseia em passado tenso para atuar: "Muita bandidagem"


Presidente da TV Cultura fala sobre cadeirada de Datena em Marçal: “Desavenças pessoais”


Quem é Arthur Haroyan, o Armênio de 'Mania de Você'? Ator tem passado difícil


Pedro Sampaio celebra novo álbum e equilíbrio na carreira: "Orgasmo múltiplo"


'Não podemos agradar todos': Marido de Sasha Meneghel não abaixa a cabeça em críticas por estilo


Murilo Huff expõe momento íntimo do filho com Marília Mendonça: "Todos os dias"