Assucena homenageia Gal Costa no Rolling Stone Sessions - Divulgação
Homenagem

Assucena homenageia Gal Costa com show no Rolling Stone Sessions: "Reencontro"

Cantora Assucena homenageia Gal Costa em espetáculo intimista no Rolling Stone Sessions, em São Paulo: saiba mais sobre o show

Leandro Fernandes Publicado em 04/03/2024, às 11h49

No espetáculo intimista intitulado Baby, te amo - Tributo à Gal Costa, a cantora Assucena presta uma homenagem emocionante a uma das vozes mais significativas da música brasileira. O show apresenta releituras de sucessos marcantes da obra de Gal Costa, incluindo faixas como Baby, Tigresa, Vapor Barato, Pérola Negra e Coração Vagabundo, entre outras. Essa é uma demonstração da profunda admiração de Assucena pela obra da artista, que se reflete na própria jornada musical.

Depois de seis anos de conquistas notáveis como co-fundadora da banda As Bahias e a Cozinha Mineira, que incluem dois Prêmios da Música Brasileira e duas indicações ao Grammy Latino, Assucena iniciou a carreira solo em 2021 com Rio e Também Posso Chorar. Esse lançamento comemorativo dos 50 anos do icônico álbum Fatal - Gal A Todo Vapor não apenas celebra a obra de Gal Costa, mas também revela a profunda influência que a artista teve na formação de Assucena.

Assucena explica que a homenagem a Gal Costa vai além da admiração musical: "Homenageio Gal por eu ter feito de mim, uma mulher que medita a respeito de minha época, de meu corpo, de minha voz e que deseja cantar um Brasil com o propósito da memória, da formação da consciência e do reencontro com suas raízes, mas também de sua contemporaneidade". Essa conexão pessoal e artística é o cerne do tributo de Assucena à grande diva da música brasileira.

Em setembro de 2023, Assucena lançou o primeiro álbum solo, Lusco-Fusco, sob a produção musical de Pupillo e Rafael Acerbi, e direção artística da própria Assucena, ao lado da cantora Céu. Esse álbum marca uma nova fase em sua carreira, em que ela revela a identidade em composições próprias, destacando-se pela brasilidade, diversidade de ritmos e diálogo entre tradição e contemporaneidade. Apesar disso, Assucena enfatiza que continuará honrando a memória da artista que tanto a inspirou: "Perdemos um cristal divino e profano que atravessou os gêneros da canção brasileira. Tenho o compromisso de zelar por esse monumento da cultura que é Gal Costa. Sem dúvida, uma das cantoras mais importantes de nossa história".

Nascida e criada no sertão da Bahia, Assucena forja a identidade artística a partir das ricas influências da música baiana, especialmente o Tropicalismo, e das diversas vertentes da música popular brasileira. Suas composições e interpretações dialogam com uma variedade de ritmos, desde o samba até o rock e a música pop contemporânea, revelando a diversidade e a riqueza da cultura musical brasileira em sua expressão artística.

No dia 20 de março, Assucena se apresenta no Rolling Stone Sessions, da Rolling Stone Brasil. O show ocorre no Blue Note São Paulo e os ingressos estão disponíveis no site da Eventim e você pode comprar clicando aqui.

Gal Costa Assucena Rolling Stone Sessions

Leia também

Ana Carolina Madeira se revolta ao ser ignorada em festa dos 25 anos do BBB: 'Eu merecia'


Filho de Preta Gil publica foto de mãos dadas com a mãe na UTI: 'Parte difícil'


'Ele estar na rua me choca', Sonia Abrão dispara contra Daniel Alves após saída da cadeia


Thullio Milionário entrega vontade de formar família: ‘Encontrei a minha Casca de Bala’


Wanessa Camargo mostra irmã recém-nascida e faz promessa: 'Estarei sempre'


Zezé Di Camargo abre o coração sobre nascimento da filha: 'Não quis esperar'