Médico expõe risco do estado delicado do ex-BBB - Reprodução/ Instagram
Entenda o caso!

Caso Rodrigão: Médico expõe risco do estado delicado do ex-BBB: “Pode acontecer”

Em entrevista à Contigo!, o médico André Berger, uro-oncologista e cirurgião robótico, explica o caso clínico de Rodrigão

Luisa Scavone Publicado em 29/08/2024, às 16h03

Nos últimos dias, a internação do ex-BBB Rodrigão tomou conta da web. Ele sofreu um sangramento na região abdominal do fígado e rins e a Contigo! conversou com o especialista André Berger sobre a situação. O caso veio à mídia através da esposa dele, Adriana Sant’Anna, que compartilhou um relato e um boletim de saúde assinado pelos médicos responsáveis.

“Atualmente, Rodrigo permanece internado, estável e sob cuidadosa observação, enquanto realiza exames pré-operatórios em preparação para a cirurgia definitiva, que visa a remoção completa da lesão", dizia o boletim. Entretanto, foi constatado que a causa do sangramento era, na verdade, uma lesão nas glândulas suprarrenais, sendo necessária uma cirurgia para a remoção das mesmas, que será feita por um robô nesta quinta-feira.

Em entrevista exclusiva, o Dr. André Berger, uro-oncologista e especialista em cirurgia robótica, explicou que as glândulas suprarrenais têm funções essenciais: “Elas são vitais para o bom funcionamento do corpo humano, já que produzem hormônios como o cortisol (relacionado ao estresse, metabolismo), aldosterona (regula o equilíbrio de sódio) e os hormônios sexuais. Além disso, também influencia na produção de adrenalina e noradrenalina. Ela também regula o metabolismo e o sistema imunológico”, diz.

Em casos de lesões nessas glândulas, como aconteceu com Rodrigão, essas funções podem ser afetadas de diferentes maneiras: “Assim como pode acontecer uma produção excessiva de hormônio, também pode acontecer o contrário, reduzindo essa produção, assim como o equilíbrio do sódio e do potássio, afetado pela desregulação da aldosterona”, explica.

 

E o sangramento?

Rodrigão apresentou sangramento abdominal após sentir fortes dores nos rins e no fígado e, segundo Berger, isso ocorre devido à várias razões: “Pode ser a ruptura de um tumor, uma hemorragia adrenal, uma vascularização anômala ou, ainda, um trauma abdominal, como a lesão nessas glândulas”, afirma. Adriana não revelou detalhes específicos sobre a causa da lesão do marido.

Quais são os sinais antes do sangramento?

Existem alguns sintomas “mais comuns” que podem indicar uma lesão na região:

Além desses, os sintomas “mais específicos” podem ser:

Principais opções de tratamento

André Berger finaliza reforçando que o tratamento, na maioria dos casos, envolve a retirada completa da adrenal. Em casos selecionados, pode-se remover somente parte da glândula: “A cirurgia quase sempre é o tratamento escolhido. Esse procedimento pode ser realizado via robótica, com maior precisão, menor risco de complicações e recuperação rápida”, encerra.

Rodrigão Adriana Sant’anna Caso Médico Estado de saúde riscos

Leia também

Merreca? Antes de perder casa, Mário Gomes entregou salário da prefeitura; veja quanto


A Fazenda 16: Raquel Brito revela estado de Davi após o BBB 24: "Tomando tarja preta"


Joelma sofre acidente em show e subirá no palco de cadeira de rodas


Felipeh Campos detona irmã de Deolane após receber processo: "Não tenho medo"


Nicole Nahls comenta namoro com Akon: "Ficou no passado"


Do luxo ao lixo: Mansão de Mário Gomes foi de paraíso para montante de entulhos