Em entrevista exclusiva, o Dr. Regis Milani, cirurgião plástico, explica e analisa as complicações do caso de Luana Andrade
Luisa Scavone Publicado em 08/11/2023, às 11h08
O falecimento da ex-Power Couple Luana Andrade comoveu as redes sociais nesta terça-feira (7). A influenciadora enfrentou complicações durante uma cirurgia de lipoaspiração e acabou falecendo de embolia pulmonar maciça. Em conversa com a CONTIGO!, o cirurgião plástico Dr. Regis Milani comentou sobre o caso.
Luana teve paradas cardíacas durante a cirurgia, que precisou ser interrompida. Ela chegou a ser reanimada e passou por uma série de exames, que constataram quadro de trombose maciça. De acordo com o profissional, a parada cardíaca é apenas o último evento que ocorre antecedendo o óbito.
“Certamente uma série de outras complicações podem ter concorrido para levar esta jovem saudável ao óbito”, afirmou Dr. Regis Milani. Entre as complicações que podem ocorrer, a equipe médica que atendeu a influenciadora afirmou que, neste caso, a paciente sofreu embolia pulmonar.
Entretanto, o cirurgião plástico garantiu que os riscos nessas cirurgias são mínimos e raríssimos. “Principalmente quando as cirurgias são feitas por profissionais experientes e qualificados e em hospitais bem equipados”, disse em entrevista exclusiva. Mas, entre as complicações, pode ocorrer: a anemia , o choque hipovolêmico, a embolia pulmonar e a perfuração de vísceras ou órgãos vitais, segundo o profissional.
Para prevenir complicações, são feitos, também, exames pré-operatórios para avaliar as condições clínicas do paciente. “São fundamentais e buscam identificar qualquer alteração hematológica, cardiológica , pulmonar entre outras que possam predispor o paciente a apresentar complicações durante a cirurgia ou no pós-operatório”, explicou o Dr. Regis Milani.
A busca interminável por padrões estereotipados de beleza e o culto exagerado ao corpo tem se tornado cada vez mais frequente. Para o profissional, os procedimentos estéticos podem ser muito positivos para a melhora da autoestima, quando bem indicados e bem executados.
“No entanto, quando mal indicados, mal executados ou ainda realizados em exagero ou desnecessariamente, podem levar à resultados desarmônicos, antiestéticos e até mesmo à complicações irreversíveis”, finalizou em conversa com a CONTIGO!.
Luana Andrade teve sua causa da morte revelada nesta terça-feira (7) pelo Hospital São Luiz do Itaim, localizado no bairro da Vila Nova Conceição, em São Paulo. Ao contrário do que foi dito anteriormente, ela não faleceu durante uma cirurgia de lipoaspiração, mas sim após o procedimento ser interrompido.
Durante a operação, Luana começou a apresentar dificuldades: "Transcorridas aproximadamente duas horas e meia de cirurgia, a paciente apresentou intercorrência abrupta respiratória e teve uma parada cardíaca, sendo imediatamente reanimada pela equipe. A cirurgia foi interrompida e a paciente, submetida a exames que constataram quadro de trombose maciça. Foi transferida para a UTI onde foi submetida a tratamento medicamentoso e hemodinâmico", seguiram.
Com os exames, foi identificado a causa da morte: "Mesmo com todos os esforços da equipe do hospital, ela evoluiu desfavoravelmente e morreu por volta de 5h30 de hoje. A causa da morte foi embolia pulmonar maciça. O Hospital São Luiz do Itaim lamenta profundamente o óbito da paciente e se solidariza com a família".
Gisele Bündchen é flagrada pela primeira vez após anúncio de gravidez
Ana Paula Padrão rompe o silêncio sobre saída do MasterChef: 'Estou deixando'
Ex-BBB Paula Amorim revela planos de nova gravidez: 'Deixando livre'
Rodrigo Faro pede ajuda em tratamento da esposa contra o câncer: 'Continuem'
Pabllo Vittar fala sobre vida amorosa e revela: 'Celibato'
Jojo Todynho ataca Sonia Abrão após critica por barraco com marca: 'Não tem moral'