Luciano Szafir fez cirurgia para tratar doença - Foto: Reprodução/YouTube
Dr. Explica

Médico alerta sobre diagnóstico de Luciano Szafir: 'Não há cura'

Luciano Szafir fez uma cirurgia para tratar doença degenerativa

Dr. Guilherme Henrique Porceban Publicado em 31/03/2025, às 23h23

Luciano Szafir (56) foi internado em novembro de 2022 no Hospital Nove de Julho, em São Paulo, para uma cirurgia. Na época, o procedimento durou cerca de uma hora e meia e foi necessário após o diagnóstico de uma artrose avançada. 

O problema de saúde impactou diretamente na qualidade de vida do ator, já que causava fortes dores e limitação no quadril. A Contigo! entrevista o Dr. Guilherme Henrique Porceban, médico ortopedista especializado em cirurgia de coluna, para entender como a doença age e como tratá-la. 

"A artrose, também conhecida como osteoartrite, é uma doença degenerativa que afeta as articulações, incluindo as da coluna vertebral. Ela ocorre devido ao desgaste da cartilagem que reveste as extremidades ósseas, levando a dor e rigidez. Recentemente, casos como o do cantor Wesley Safadão trouxeram à tona discussões sobre essa condição", diz o especialista.

"Atualmente, não há cura para a artrose", alerta Porceban. "No entanto, existem tratamentos que visam aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente", complementa ele, que lista as opções disponíveis na Medicina. 

Na época em que recebeu o diagnóstico, o ator reclamou de fortes dores. O médico explica que a doença degenerativa causa impacto psicológico, além de físico. Veja abaixo as consequências listadas pelo especialista. 

Luciano Szafir Luciano Szafir

Leia também

Carla Prata descobre doença incurável e faz desabafo: 'Afeta os nervos e os músculos'


Após vencer processo contra Davi Brito, Mani Reggo desabafa: 'Acredite no bem'


Thaila Ayala faz duro relato sobre abuso sexual que sofreu aos 3 anos: 'Tinha bloqueado'


Rivais! Neymar provoca Craque Neto com objetos do Batman


Vizinha rebate Jojo Todynho após xingamentos e expõe ameaça: 'Me sinto insegura'


Médica comenta diagnóstico potencialmente fatal de Meghan Markle: ‘Complicações sérias’