O político Eduardo Suplicy - Foto: Reprodução/Instagram @eduardosuplicy
SAÚDE

Médico explica possíveis complicações da doença de Suplicy: 'Pode precisar de transplante'

Em entrevista à Contigo!, o oncologista Jacques Tabacof explica quais os possíveis tratamentos para o câncer de Eduardo Suplicy

Mariana Arrudas Publicado em 31/10/2024, às 10h00

Eduardo Suplicy (83) pegou os seguidores de surpresa nesta semana ao anunciar que está enfrentando uma batalha contra o câncer. O político, pai de Supla (58), recebeu o diagnóstico de Linfoma não Hodgkin e já faz o tratamento contra a doença —que pode trazer algumas complicações.

De acordo com o médico Jacques Tabacof, líder de Especialidade Linfomas da Oncoclínicas, o tratamento da doença de Suplicy pode incluir quimioterapia, imunoterapia com anticorpos, terapia alvo por via oral e até mesmo radioterapia.

"Casos com recidiva podem precisar de transplante de medula óssea ou até outras terapias celulares avançadas. O objetivo do tratamento é eliminar as células cancerosas do linfoma e minimizar os efeitos colaterais", completa o especialista, em entrevista à Contigo!.

Leia também: Médico explica sobre doença aos 83 anos após diagnóstico de Eduardo Suplicy

Ele diz que a principal complicação dos linfomas é relacionada às infecções bacterianas, virais e fúngicas, que acontecem pela redução da imunidade do paciente. Em pacientes idosos, ainda há uma menor tolerância a tratamentos oncológicos intensivos. "A intensidade do tratamento tem que ser adaptada à realidade de cada paciente em função das outras doenças e capacidade física do paciente."

Em seu perfil do Instagram, Suplicy explicou ter recebido o diagnóstico em julho deste ano. Ele conta que faz o tratamento imunoterápico e, apesar de já ter recebido bons resultados, ainda segue a recomendação médica de evitar atividades públicas devido a sua baixa imunidade.

O QUE É LINFOMA DE NÃO HODGKIN?

"Linfomas não Hodgkin são um grupo de cânceres do sistema linfático. Os linfócitos são células do nosso sistema de defesa contra infecções e o câncer proveniente destas células são chamados linfomas. Existem muitos tipos de Linfomas não Hodgkin, desde doenças crônicas até muito agressivas", explica o especialista, sobre o diagnóstico do político.

Leia mais em: Eduardo Suplicy enfrenta câncer aos 83 anos e médico explica sobre doença nessa idade

CONFIRA PUBLICAÇÃO RECENTE DE EDUARDO SUPLICY EM SEU PERFIL DO INSTAGRAM:

Câncer Saúde tratamento Eduardo Suplicy Suplicy

Leia também

Na metade da gestação, Isabel Veloso compartilha duro relato: 'Senti medo'


Gracyanne choca web com look ousadíssimo de Halloween; confira!


Mãe de Lexa se pronuncia sobre gravidez da filha: 'Vovó já te ama'


Andressa Urach faz procedimento inacreditável no rosto e fãs reagem: ‘Psiquiatra’


Quem é o noivo de Lexa? Ricardo Vianna tem filha de 8 anos e é ex-'Malhação'


Pesado! Noivo de Lexa teria agredido a mãe de sua primeira filha: 'Vagab*nda'