Mesmo sem ir para as Olimpíadas, Neymar pode se beneficiar com isenção de impostos - Reprodução/Instagram
PODE ISSO?

Mesmo sem ir para as Olimpíadas, Neymar pode se beneficiar com isenção de impostos

Faturando bilhões, Neymar pode se beneficiar com isenção mesmo sem ter classificado com a Seleção Brasileira para as Olimpíadas

Laura Vicaria Publicado em 08/08/2024, às 16h50

Mesmo que Neymar não tenha ido para as Olimpíadas, pode ser que ele se beneficie com a medida provisória que isenta os atletas olímpicos de pagarem imposto de renda sobre os valores recebidos no campeonato mundial. Isso porque, segundo o advogado tributarista Eduardo Bitello, a medida pode criar precedentes para que outros atletas - como jogadores de futebol - também requisitem a isenção. 

Para quem está por fora, o presidente Lula (PT) publicou no Diário Oficial da União desta quinta-feira (8) a medida provisória de isenção de impostos aos atletas que foram a Paris. A decisão altera a Lei do Imposto de Renda (7.713/1988) e garante que “o prêmio em dinheiro pago pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) ou pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) ao atleta ou paratleta em razão da conquista de medalha em Jogos Olímpicos ou Paralímpicos” serão isentos. 

- Húngara tem medo de perder a guarda da suposta filha de Neymar: "Tirá-la de mim"

Para a coluna GENTE, da Veja, Bitello explicou que a decisão pode ser de interesse de outros atletas, que podem cobrar isenção dos seus impostos em outros campeonatos mundiais ou brasileiros. “A medida provisória, que tem validade de 120 dias, para abarcar os Jogos Olímpicos e isentar os atletas, é um precedente para outras modalidades e competições. Como o campeonato mundial no vôlei, basquete, a Copa do Mundo e a Copa América, que tem jogadores e profissionais com salários milionários. Essa é a grande discussão hoje", começou.

Portanto, é bem possível que atletas como Neymar se beneficiem com esta medida, mesmo faturando nas alturas: "A medida provisória não tem como voltar atrás, e vão ser isentos os valores recebidos, como da Rebeca, que recebeu a maior premiação até agora. Mas é provável que outros comitês, como a CBF, do vôlei, do judô, peçam também isenções. Por que o atleta olímpico vai ter e eu não? Já que a gente representa o mesmo país. Esse foi um dos motivos dessa isenção, a dedicação para apresentar o Brasil. Não tem como diferenciar a modalidade de esporte. Então é provável que se tenha várias emendas ou até ação direta de inconstitucionalidade sobre abranger uma determinada categoria. Era um fato positivo, mas mas que acaba sendo negativo”.

Neymar Olimpíadas isenção de impostos

Leia também

'Carta Aberta': Felipe Araújo grava DVD inédito e com participações especiais


Virginia se surpreende com reação das filhas após chegada do caçula: "O dia todo"


Filho de Deolane vai à balada enquanto a mãe está presa: "Vida não pode parar"


Novo problema de saúde de Virgínia Fonseca vem à tona: "Pós-parto desgastante"


Justiça desmente boatos de que Solange Bezerra teria sido solta; entenda a confusão


Morre atriz Andreia Fetter aos 61 anos após batalha contra doença