Carnavalesca Rosa Magalhães - Reprodução/Instagram
Saiba mais!

Quem era Rosa Magalhães, ícone do Carnaval que morreu aos 77 anos

Conheça a trajetória de vida inspiradora da carnavalesca Rosa Magalhães, que viveu seus últimos anos no Rio de Janeiro; saiba mais

Redação Contigo! Publicado em 26/07/2024, às 09h39

Na noite desta quinta-feira (25), o mundo do samba perdeu uma de suas maiores estrelas. Rosa Magalhães, aos 77 anos, faleceu em sua casa em Copacabana, vítima de um infarto, conforme informou o RJTV. Mas você conhece a trajetória dessa ícone do Carnaval?

Quem foi Rosa Magalhães?

Rosa Lúcia Benedetti Magalhães, carinhosamente conhecida como Rosa Magalhães, nasceu no Rio de Janeiro em 8 de janeiro de 1947. Com uma carreira brilhante, ela foi professora, artista plástica, figurinista, cenógrafa e, acima de tudo, uma das mais icônicas carnavalescas do Brasil. Rosa é a recordista de títulos na era do Sambódromo, tendo conquistado o campeonato em 1982 (antes do Sambódromo), 1994, 1995, 1999, 2000, 2001 e 2013.

Filha do escritor Raimundo Magalhães Júnior, membro da Academia Brasileira de Letras, e da autora teatral Lúcia Benedetti, Rosa teve uma trajetória marcada pela arte e pela cultura. Rosa viveu seus últimos dias de vida no Rio, não tinha filhos e nunca foi casada.

"Uma hora você quer e a outra pessoa, não. E vice-versa. É complicado. Há os desencontros. Da minha geração, conto nos dedos os amigos que estão casados", declarou Rosa Magalhães em uma entrevista para CARAS Brasil, de 2008.

Carreira de sucessos

Formada em Pintura pela Escola de Belas Artes do Rio de Janeiro e em Cenografia pela Escola de Teatro da Uni-Rio, Rosa também foi professora de Cenografia e Indumentária na Escola de Belas Artes da UFRJ e na Faculdade de Arquitetura Benett. Com mais de 50 anos de dedicação ao Carnaval, ela iniciou sua carreira em 1970, no Salgueiro, como assistente. Seu primeiro título veio em 1982 com a Império Serrano.

Rosa conquistou sete títulos do Carnaval carioca, desfilando sua genialidade pela Imperatriz Leopoldinense, Unidos de Vila Isabel e Império Serrano. Na Imperatriz, foram cinco títulos inesquecíveis: 1994, 1995, 1999, 2000 e 2001. No ano passado, ela assinou o desfile do Paraíso do Tuiuti, que ficou em oitavo lugar, e em 2013, trouxe mais um título pela Vila Isabel.

Multitalentosa

Além de brilhar como carnavalesca, Rosa também se destacou como cenógrafa e figurinista. Ela foi a mente criativa por trás da cenografia da cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos Rio 2016 e recebeu um Emmy de melhor figurino em 2007 pelo seu trabalho nos Jogos Panamericanos do Rio.

O GRES Acadêmicos do Salgueiro lamenta profundamente o falecimento de Rosa Magalhães, uma das maiores personalidades do Carnaval. Rosa foi um ícone absoluto da avenida, acumulando sete títulos ao longo de mais de 50 anos dedicados ao Carnaval. Sua genialidade, dedicação e amor ao… pic.twitter.com/ZfDZsIhQUI

— Acadêmicos do Salgueiro (@Salgueiroficial) July 26, 2024

Morre Rosa Magalhães

Morre aos 77 anos, a recordista em títulos do Carnaval do Rio de Janeiro, Rosa Magalhães. A carnavalesca foi vítima de um infarto na noite da última quinta-feira (25). Em mais de 50 anos na avenida, Rosa conquistou 7 títulos e liderava com a Imperatriz Leopoldinense. Até o momento, não se tem informações sobre seu vélorio e sepultamento.

Não perca nenhuma notícia dos famosos: siga a Contigo! no Instagram.

Carnaval Morte brasileira Rosa Magalhães Carnavalesca

Leia também

Luan Santana e Jade Magalhães anunciam sexo do primeiro bebê: "Eu sabia"


Flay rebate críticas após vídeo cantando em inglês e massacra seguidora: "Tosca"


Vitor Belfort faz duro desabafo sobre o desaparecimento da irmã: "Enterro diário"


Gretchen expõe 'pagamento' de promessa após casamento: "Para casar com ele"


No Rock In Rio, Preta Gil atualiza estado de saúde em tratamento de câncer: "Melhor"


Yasmin Brunet se pronuncia após deixar cargo de repórter no Rock in Rio: "Acordo"