Suspeito planejava ataque com "explosivos e facas" em show de Taylor Swift - Carlos Alvarez/Getty Images
NOVOS DETALHES

Suspeito planejava ataque com "explosivos e facas" em show de Taylor Swift

O serviço de inteligência da Áustria revelou que um suspeito confessou detalhes do plano para realizar o ataque terrorista ligado ao Estado Islâmico

CAMILA GOMES | @CAMILAGMS Publicado em 08/08/2024, às 15h22

O jovem acusado de planejar um ataque terrorista durante um show de Taylor Swift, em Viena, na Áustria, preparava um "ato suicida", revelou o serviço de inteligência da Áustria.

Em comunicado feito nesta quinta-feira (8), o diretor do Serviço de Inteligência (DSN), Omar Haijawi-Pirchner, informou que o suspeito era seguidor do Estado Islâmico (EI) e planejava um ataque suicida para “matar um grande número de pessoas” com "explosivos e facas".

“Ele confessou tudo e declarou que tinha a intenção de cometer um atentado com explosivos e armas brancas”, declarou em uma entrevista coletiva divulgada pela revista People. “O objetivo dele era matar a si mesmo e um grande número de pessoas durante o show, hoje ou amanhã”.

As autoridades austríacas também informaram que o indivíduo de 19 anos é cidadão austríaco e era originário da Macedônia do Norte. Recentemente, ele havia “jurado fidelidade” ao grupo jihadista Estado Islâmico e foi preso em uma operação especial na Baixa Áustria, perto da capital Viena.

O segundo suspeito que foi preso é um “jovem de 17 anos”. O rapaz foi “contratado durante vários dias por uma empresa terceirizada que prestava serviços ao estádio durante o show” de quinta-feira, acrescentou Haijawi-Pirchner. Ele estava na área do “estádio quando foi preso”.

Shows cancelados

Na última quarta-feira (8), Taylor Swift cancelou os três shows que faria na Áustria após a polícia prender os dois suspeitos de planejar um atentado terrorista durante as apresentações da The Eras Tour. A cantora se apresentaria em Viena nos dias 8, 9 e 10 de agosto no estádio Ernst Happel.

Em comunicado publicado nas redes sociais, a produtora Barracuda Music informou que as apresentações foram canceladas após o governo confirmar a ligação entre o Estado Islâmico e os ataque.

"Os shows de Taylor Swift da The Eras Tour em Viena estão cancelados devido à confirmação das autoridades governamentais de um ataque terrorista planejado”, diz a nota. “Com a confirmação das autoridades governamentais de um ataque terrorista planejado no estádio Ernst Happel, não temos escolha a não ser cancelar os shows programados para a segurança de todos”, completou.

Taylor Swift Ataque terrorista The Eras Tour Estado Islâmico Áustria

Leia também

Mania de Você: Mavi planeja reconquistar Viola, mas chegada de Rudá complica


Kamila Simioni revela estado de saúde da sobrinha após ser baleada por fuzil: "No CTI"


Virginia abre coração e se declara em momento com filhos: "Sonho"


Lipada, Virginia está prestes a enfrentar problema após 3 gestações: "Compromete"


Assumidos, Hugo Moura é flagrado com nova namorada após término com Deborah Secco


Mulher Melão expõe fetiche picante pedido por fã: "Achei engraçado, mas aceitei"