Parte do elenco de O Profeta - Divulgação
Em 1977

Autora juntou padre, médico, médium e pai de santo para criar novela há 47 anos

Trama foi sucesso da TV Tupi e autora contou com ajuda de mentores para construir enredo que unia religião e psiquiatria ao paranormal

Bárbara Aguiar, sob a supervisão de Arthur Pazin Publicado em 24/10/2024, às 16h27

Em 24 de outubro de 1977, há 47 anos, a TV Tupi, pioneira da televisão brasileira, estreava O Profeta como sua nova novela das oito. Com texto de Ivani Ribeiro, a trama de O Profeta unia diversas religiões e conceitos da psiquiatra ao paranormal. Para conseguir entregar o sucesso, a autora juntou padre, médico, médium e pai de santo como seus consultores de texto.

Diversas inspirações

Ivani Ribeiro utilizou muitas religiões como inspiração para a sua novela: segundo o jornalista Nilson Xavier, do site Teledramaturgia, crenças como o candomblé, kardecismo e catolicismo foram retratadas da trama, junto com a medicina psiquiátrica. Unidos, os temas serviram como base para os fenômenos paranormais de O Profeta.

A diversidade de religiões serviu, também, para agradar um público mais amplo — o que, como afirma Xavier, foi recomendado pelo diretor Antonino Seabra. Em entrevista ao Jornal do Brasil em 1978, Ivani declarou suas intenções com a novela: "Focalizando a paranormalidade, que considero um assunto fascinante, armo um debate com a doutrina espírita, a Igreja Católica e a parapsicologia", disse.

A autora revelou, ainda, que contava com a ajuda de especialistas de cada área na produção da história: "Como sou leiga no assunto, sou assessorada por padres, médicos, médiuns e pais de santo. Com essa novela, pretendo despertar a consciência de que precisamos tentar maior aproximação do homem com Deus, ao mesmo tempo em que apresento, seriamente, uma ilustração do fenômeno", explicou.

Os auxiliares eram o psiquiatra Paulo Gaudêncio, o padre Antônio Haddad, da paróquia de São Miguel Paulista, em São Paulo, o mentor espírita Herculano Pires e, ainda, um orientador de umbanda e candomblé.

Grande sucesso da Tupi

Depois da estreia de O Profeta, a Globo lançou O Astro — um clássico assinado por Janete Clair — que remetia ao mesmo tema da novela de Ivani. 

Mesmo em concorrência como uma das emissoras mais promissoras da época, O Profeta conseguiu entregar bons números de audiência e até bateu a média da Globo em uma ocasião. A diferença foi gritante, com a Tupi alcançando em São Paulo uma média de audiência de 36.7 contra 33.3 da emissora rival.

Leia também: TV Tupi pode voltar? Há 74 anos nascia a primeira emissora do Brasil

 

Novelas O Profeta Autora Tupi

Leia também

Em Mania de Você, Rudá fala demais e Luma confronta Mavi sobre crime: ‘É isso?’


Mania de Você: Saiba tudo sobre conexão de infância entre Mércia e Molina


Mania de Você: Luma cria armação e termina trancafiada por cúmplice de Mércia


SBT estreou novela com Sandra Annemberg há 35 anos após recusar fazer Pantanal


Em Mania de Você, filho que Mércia acredita ter matado volta das cinzas; saiba quem é


Luma vai virar freira em Mania de Você? Descubra armação da milionária