Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Novelas / Em 1989

SBT estreou novela com Sandra Annemberg há 35 anos após recusar fazer Pantanal

Trama do SBT foi a primeira novela de Walcyr Carrasco e tinha elenco formado por astros da Globo, como a jornalista Sandra Annemberg

Sandra Annemberg em Cortina de Vidro - Reprodução/Globo
Sandra Annemberg em Cortina de Vidro - Reprodução/Globo

Em 23 de outubro de 1989, há 35 anos, o SBT estreava Cortina de Vidro, sua nova novela do horário das 19h45, que tinha elenco formado por grandes astros da Globo, como Sandra Annemberg, hoje jornalista com anos de carreira na emissora. A trama foi a primeira de Walcyr Carrasco e foi lançada após o SBT se recusar a fazer Pantanal.

Personalidades da Globo no SBT

Muitos nomes conhecidos pelos telespectadores da Globo estavam em Cortina de Vidro. Segundo o jornalista Nilson Xavier, do site Teledramaturgia, alguns atores entraram no elenco da novela do SBT apenas alguns dias após terminar gravações na emissora rival. 

Nomes como Cláudio Curi, Aldine Müller e George Otto, que estavam em O Salvador da Pátria da Globo, Antônio Abujamra e John Herbert, de Que Rei Sou Eu?, e Ester Góes, Jayme Periard, Raymundo de Souza e Sandra Annemberg, parte do elenco de Pacto de Sangue, davam vida à personagens de Walcyr Carrasco.

Sandra Annemberg como atriz

Na época, Sandra Annemberg ainda não era um grande nome do jornalismo brasileiro. Antes de seguir a carreira como apresentadora dos telejornais na Rede Globo, a moça fez duas novelas: Pacto de Sangue, na Globo, e Cortina de Vidro, no SBT. Além das novelas, ela também atuou em séries e minisséries.

Desde jovem, Sandra tinha proximidade com o mundo da televisão: sua mãe, Débora Takser, era produtora da TV Cultura. A relação com os estúdios guiou o caminho de Sandra para as novelas, mas ela não permaneceu na trilha da dramaturgia.

A artista se formou em jornalismo pela Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAM) e chegou a cursar Teatro na Escola de Arte Dramática da ECA-USP, porém não concluiu o curso.

Novela de outra produtora

Cortina de Vidro, como aponta Xavier, foi uma das novelas com produção terceirizada pela emissora de Silvio Santos. A trama foi feita pela Mikso, produtora do irmão de Boni, figurão da TV Globo na época.

No livro Biografia da Televisão Brasileira, Benedito Ruy Barbosa comenta sobre a decisão do SBT em terceirizar suas produções: a escolha, como contou o autor, tirou a oportunidade da emissora de ter o sucesso Pantanal como uma novela da casa. Na época, a trama foi negada pela Globo, pelo SBT e aceita apenas na TV Manchete, se tornando rapidamente um fenômeno.

Leia também: Luma vai virar freira em Mania de Você? Descubra armação da milionária