Lícia Manzo ainda falou de onde surgiu a ideia de trazer gêmeos para sua nova trama das 21h; confira - Reprodução/TV Globo/Televisa
Eita!

Autora rebate crítica de que 'Um Lugar ao Sol' é a nova 'A Usurpadora': "Veja e me diga"

Lícia Manzo ainda falou de onde surgiu a ideia de trazer gêmeos para sua nova trama das 21h; confira

Redação CONTIGO! Publicado em 01/11/2021, às 11h45

Faltando uma semana para estreia, a autora de Um Lugar ao Sol está ansiosa e atenta aos cometários do público sobre a trama. Descontraída, Lícia Manzo não se incomoda com as comparações de Christian e Renato (Cauã Reymond) com outros gêmeos da ficção, sobretudo no que se refere a trama mexicana A Usurpadora (1998) . "Veja e me diga se é um remake ou não", pede a autora.

Em entrevista ao Notícias da TV, a novelista falou sobre os comentários que o público vem fazendo nas redes sociais. A história sobre um irmão que troca de lugar com outro remeteu principalmente à produção protagonizada por Gabriela Spanic na Televisa - onde a atriz se dividia entre Paulina e Paola Bracho.

A autora garante que a impressão vai se desfazer já no primeiro capítulo. "Para mim, a troca não é o mais importante, porque se fosse assim, aí teria uma 'lua' em A Usurpadora. Estou muito mais interessada na repercussão desse fato, no jogo subjetivo por trás dessa equação", pontou.

Segundo a autora, o foco está muito mais no peso que Christian carrega por ter se apoderado da vida do irmão rico. "É uma pessoa que está aprisionada em um corpo que não é o seu, querendo fugir dali de qualquer maneira, sem saber como romper a farsa", analisa ela.

A roteirista nem sequer imaginava ter gêmeos nos primeiros esboços. A ideia surgiu quando ela se deparou com o documentário Meus 18 Anos (2018), sobre órfãos forçados a deixarem os seus abrigos ao chegarem à maioridade.

São jovens que querem estudar, fazer a diferença, mas será que conseguiriam no Brasil que a gente tem hoje? E qual o prejuízo de ter que abrir mão desses sonhos por 18 anos? Eu comecei a perseguir esse protagonista que também deixa um abrigo, que quer a vida que lhe foi negada, mas faltava o folhetinesco. Fui buscar na história do duplo".

Por fim, Lícia explica de onde veio a ideia de colocar gêmeos em sua obra. "Então, quando fiz o cálculo, nem me lembrei de novelas como O Clone [2001] ou Mulheres de Areia [1993], que são ótimas e estão aí até hoje no nosso imaginário", diz a novelista, que vai além: "No Brasil, as oportunidades são roubadas diariamente de parte da população, então é legítimo que eles olhem para o outro com cobiça. Eu apenas fui atrás dessa história, que nasceu de uma necessidade minha e que é verdadeira para mim."

Um Lugar ao Sol estreia em 8 de novembro e é a primeira obra de Lícia Manzo a estrear na faixa das 21h na Globo. Com direção de Maurício Farias, o núcleo principal conta ainda com Alinne MoraesAndréia Horta, Marco Ricca, Denise Fraga, José de Abreu, Mariana Lima e Marieta Severo.

PARCERIA EM FAMÍLIA

Pável Reymond, irmão mais novo de Cauã Reymond por parte de mãe, fará sua estreia na TV em Um Lugar ao Sol. O rapaz atuará como dublê do protagonista do folhetim de Lícia Manzo nas cenas que envolveram os gêmeos Christian e Renato. "Foi um aprendizado gigante, uma honra contracenar com tanta gente consagrada", declarou.

Nesta terça-feira (19), o ator que estará na próxima novela inédita da Globo falou como está entusiasmado para a estreia. "Estou bem ansioso. A expectativa é grande, não é todo dia que a gente estreia na TV na novela das nove. Ainda mais ao lado do irmão. Foi uma experiência incrível", afirmou ele.

Lícia Manzo Um Lugar ao Sol

Leia também

Assassinato em 'Mania de Você': Saiba tudo sobre a chocante morte de Molina


Mania de Você: Personagem assume que matou Molina


Mania de Você: Viola deixa a cadeia após a morte de Molina e se casa com Mavi


Mania de Você: Mavi arquiteta plano maléfico contra Rudá após assassinato de Molina


Além da Record, novelas turcas dominam streaming e TV pública


Globo ressuscitou faixa de novelas para despedida de autora com câncer há 41 anos