A atriz Gabz dá vida a personagem Viola, na novela Mania de Você - Divulgação/TV Globo/Lucas Teixeira
HORA DE BRILHAR

Gabz, de Mania de Você, celebra primeiro protagonismo em novelas: 'Não esperava tanto'

Em entrevista à Contigo! Novelas, Gabz se diz 'extasiada' com protagismo em Mania de Você, da Globo. Na trama das 9, ela dá vida a chef Viola

Fernanda Chaves Publicado em 08/10/2024, às 20h57

Com novelas e séries no currículo, Gabz vive com a Viola, de Mania de Você, da TV Globo, a primeira protagonista em novelas. Em êxtase com a conquista, a atriz conta, em entrevista à Contigo! Novelas, como tem sido realizar esse sonho, reconhece a responsabilidade que vem junto com o posto e defende a representatividade nas produções. 

Viola é sua primeira protagonista em novelas. Como é viver isso? 

É muito emocionante! Todo dia eu acordo com muita garra para trabalhar, para realizar esse sonho, que
tenho desde criança. Estou a vida toda trabalhando com arte, trazendo a minha família toda comigo, porque venho de uma família que as pessoas acreditam na arte. Elas só não tiveram as oportunidades e eu estou vivendo uma geração que tem oportunidades, então acordo todo dia muito feliz, muito honrada e com muita garra para fazer isso acontecer. 

Se identifica então com a luta da personagem?

Acho que isso é a coisa que mais me identifico com a Viola, porque nós duas viemos da periferia e batalhamos muito para conseguir realizar nossos sonhos. E é até emocionante isso. Recentemente eu estava gravando uma cena na qual Viola abre o restaurante dela e eu fiquei emocionada de verdade, porque aquele era o ápice da carreira dela e eu também estou vivendo o ápice da minha carreira agora. Esse é um momento muito especial para mim, consegui sair do Irajá, é uma coisa que poucas pessoas de onde eu vim conseguem realizar e estamos aí, realizando sonhos.

Achou que esse momento nunca iria chegar?

Eu nunca pensei no nunca e também nunca pensei que ia chegar. Eu sempre trabalhei, desde muito nova estava lá no teatro, estava fazendo balé, fazendo música. Eu sempre estava muito ocupada em querer fazer a minha arte, querer me expressar e queria que as pessoas vissem isso. Quando veio a oportunidade da novela, eu fiquei extasiada, porque não esperava tanto, mas, ao mesmo tempo, eu esperava um pouco, sabe? Porque quando a gente batalha muito, quando a gente acredita, tem fé e se esforça, as coisas acabam vindo. A gente nem se preocupa se vai ser a novela das 9 ou das 6. Quando fui fazer Amor Perfeito eu também estava muito feliz. Acho que quando a gente se empenha pelo trabalho as coisas acontecem.

Agora, como protagonista, os holofotes estarão em cima de você. Como se preparou para isso?

É uma responsabilidade, mas acho que venho me preparando meio que a vida toda. Eu gosto muito
de me expressar, acho que tenho coisas a dizer, acho que eu estou representando uma galera muito incrível da arte, eu venho do hip hop, então uma galera da arte de rua também, uma galera preta que está vindo com muita força, com muita consciência de si, então, eu sei que é muita responsabilidade, mas eu me sinto pronta.

E agora você também vira referência para muitas meninas negras que sonham em atuar...

Acho isso um ciclo tão incrível! Estou recebendo o bastão da Duda Santos, que fez Renascer, sou muito
amiga de Clara Moneke, que fez um lindo trabalho, tem a Barbara Reis, que a Duda recebeu o bastão dela, então a gente tem uma geração muito forte. E eu me sinto honrada de estar numa geração em que não precisa ser só uma de nós. Nós somos várias e somos tão diferentes. Se a gente pensar na Fernanda Torres e na Adriana Esteves, são duas atrizes brancas, incríveis e nós precisamos delas duas. Elas duas poderiam fazer o papel uma da outra, mas a gente não queria isso, a gente quer ver as duas em atividade. E acho que é isso que a gente está vivenciando com essa leva de atrizes negras. Temos várias de nós, com vários tons, com várias tonalidades de atuação mesmo, com várias formas de existir e isso é uma coisa incrível, porque a gente não precisa mais esperar aquela única atriz para se identificar, temos várias de nós. 

Assim como a Viola, você é boa na cozinha?

Eu sou boa, mas quando fiz a preparação falei: ‘Não sei se sou não, hein?’. Acho que tenho que melhorar
[risos]’ Eu sou melhor nessa comida de casa sabe, de fazer um frango com arroz e feijão. As coisas mais
refinadas estou aprendendo um pouquinho agora. 

Novela TV Globo atriz Mania de Você Gabz

Leia também

Mania de Você: Encurralado, Mavi entrega R$2 milhões de bandeja para Luma


Mania de Você: Mais uma morte vai movimentar próximos capítulos; saiba tudo


Mania de Você: Luma causa desconfiança em Rudá por causa de atitude


Atriz de No Rancho Fundo fala de protagonismo negro em novelas: 'Ainda é novo para nós'


Em Mania de Você, Luma vai atrás de Viola e faz promessa: ‘Te salvar’


Em Mania de Você, Viola confronta Mavi após descobrir segredo: ‘Acabou a brincadeira!’