Em 1971, Meu Pedacinho de Chão era em preto e branco, mas remake de 2014 deu cor à obra - Reprodução/Globo
Saiba tudo!

Globo estreava primeira novela das seis há 53 anos após pesquisa de marketing

Produção foi o começo da parceria de Benedito Ruy Barbosa com a Globo e marcou o início de tramas na faixa das seis da emissora

Bárbara Aguiar, sob a supervisão de Arthur Pazin Publicado em 16/08/2024, às 07h30

Em 16 de agosto de 1971, a rede Globo estreava sua primeira novela das seis, Meu Pedacinho de Chão. A ideia do horário nasceu de uma pesquisa de marketing que apontou o formato de exibição como o melhor para atingir o grande público e, até hoje, a emissora mantém novelas nessa faixa.

Além de ser a primeira trama original da Globo exibida no horário das seis, Meu Pedacinho de Chão soma mais duas marcas únicas: foi primeira novela educativa da TV brasileira e o primeiro trabalho de Benedito Ruy Barbosa exibido na TV Globo — parceria que se estendeu até que ele fosse contratado, em 1976.

Como uma coprodução entre a TV Globo do Rio de Janeiro e a TV Cultura de São Paulo, a novela foi exibida simultaneamente em dois horários pelas duas emissoras. A Globo optou por transmitir às 18h e no início da tarde, e a Cultura, às 18h30 e às 22h.

O caráter educativo de Meu Pedacinho de Chão se dava pela história e abordagem de assuntos informativos. A trama focava em discutir problemas de um pequeno vilarejo através da figura da professora Juliana (Renée de Vielmond), que chega à pequena vila de Santa Fé para ensinar as crianças e se depara com um povo humilde e acuado pelo Coronel Epaminondas Napoleão (Castro Gonzaga), um homem arrogante que dita o modo de viver dos cidadãos.

De acordo com dados das secretarias da Agricultura e da Saúde da época, os ensinamentos transmitidos por Benedito Ruy Barbosa e Teixeira Filho, que atuava como colaborador do texto, foram considerados muito úteis para os trabalhadores e às populações mais pobres.

Temas como desidratação, vacinação, higiene e técnicas agrícolas, além da questão do analfabetismo no campo, com o encaminhamento de personagens adultos às salas de aula, foram abordados nos 185 capítulos de Meu Pedacinho de Chão.

Benedito Ruy Barbosa chegou a ser convidado para exercer o cargo de assessor especial do governo junto à presidência da TV Cultura pelo político Laudo Natel, então governador de São Paulo.

O sucesso foi reapresentado pela TVE e TVS — emissora de Silvio Santos no Rio de Janeiro — em 1977, além de conquistar um remake na Globo em 2014.

Novelas Globo Meu Pedacinho de Show

Leia também

Mania de Você: Mavi arquiteta plano maléfico contra Rudá após assassinato de Molina


Além da Record, novelas turcas dominam streaming e TV pública


Globo ressuscitou faixa de novelas para despedida de autora com câncer há 41 anos


Ex-diretor da Globo detona Mania de Você: “Vergonha de fazer novela?”


Em Mania de Você, Mércia abre a boca para Luma após ser salva: “Matou?”


No Rancho Fundo: Quinota enfrenta Blandina e mostra verdadeira face da vilã