Caio Blat vivia o anjo Rafael - Reprodução/Globo
Em 2001

Globo lançou elenco do SBT em novela das sete que uniu moda e anjos há 24 anos

Trama da Globo foi a primeira novela de Angélica e contou com estrelas de Chiquititas, sucesso infantil do SBT

Bárbara Aguiar, sob a supervisão de Arthur Pazin Publicado em 22/01/2025, às 09h02

Em 22 de janeiro de 2001, há 24 anos, a Globo estreava Um Anjo Caiu do Céu como sua nova novela das sete. A trama de Antônio Calmon, que uniu o mundo da moda com anjos, lançou um elenco com diversos atores de sucessos do SBT, como Débora Falabella, que já havia participado de Chiquititas

Elenco de sucesso

A novela, como destaca o jornalista Nilson Xavier, do Teledramaturgia, trouxe um elenco repleto de novos e antigos talentos: nomes já consagrados, como o de Christiane Torloni, Tarcísio Meira e Angélica, dividiam cena com os jovens destaques que vieram de Chiquititas

A novela foi a estreia na Globo de Débora Falabella, Jonatas Faro e Sthefany Brito, que haviam encantado o público na trama infantil do SBT. Apesar de dona de uma longa carreira como apresentadora, Um Anjo Caiu do Céu também foi o início da trajetória de Angélica nas novelas, interpretando a pequena Angelina, um papel que brincava com sua imagem angelical consolidada na carreira de apresentadora.

Entre os veteranos, nomes como Tarcísio Meira e o jovem Caio Blat se destacaram na emocionante parceria entre João Medeiros, um fotógrafo renomado, e o anjo Rafael. A atuação de Christiane Torloni como a vilã cômica Laila rendeu à atriz o prêmio de Melhor Atriz pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA).

Referências cinematográficas

Antônio Calmon bebeu de diversas fontes cinematográficas para criar a novela. Segundo Xavier, filmes clássicos como A Felicidade Não se Compra e Do Mundo Nada se Leva, de Frank Capra, ajudaram a moldar a trama emocional. Já a atmosfera do mundo da moda foi inspirada em Prêt-à-Porter, de Robert Altman, enquanto a direção trouxe referências de ação como Missão Impossível.

A ambientação contou com cenários impressionantes, como a boate LZ-129, cujo nome faz referência ao dirigível Hindenburg. Localizada em um antigo armazém da zona portuária do Rio de Janeiro, o espaço foi transformado pela equipe de arte em um cenário cheio de estilo, resgatando elementos originais de 1910.

O figurino também foi um dos pontos altos da novela. Desde as camisetas temáticas do anjo Rafael até as joias extravagantes de Laila, o visual dos personagens foi cuidadosamente planejado pela equipe comandada por Emília Duncan.

A novela, relembra o Teledramaturgia, ainda rendeu um inesperado sucesso comercial: o boneco do anjo Rafael, que virou item cobiçado nas lojas da época.

Leia também: Autor encarou novela da Globo em meio à gestação turbulenta: 'Vi minha mulher com hemorragia'

Tarcísio Meira Angélica Chiquititas Novela Globo Débora Falabella Caio Blat Christiane Torloni novela das sete Um Anjo Caiu do Céu

Leia também

Vilão em Ainda Estou Aqui, Luiz Bertazzo revela paixão: 'Seria veterinário'


Alice Wegmann revela importância de papel em Rensga Hits!: 'Não aceitar qualquer coisa'


Isabel Teixeira desabafa sobre rotina de carreira artística: 'Não teve essa de descansar a imagem'


Em Mania de Você, Mércia finalmente consegue prova definitiva de traição: ‘Eu sabia!’


Valesca Popozuda faz participação especial em Beleza Fatal; descubra qual é sua personagem


Beleza Fatal: Saiba em qual episódio Camila Queiroz estreia em novela da Max