Bianca Rinaldi viveu papel dupla na saga Os Mutantes - Reprodução/Record
Foi febre

Há 17 anos, Record estreava saga de dois anos que mesclou novela e ficção científica

Com trama e efeitos hoje considerados datados, Record fez história com inovação e ousadia ao retratar superpoderes na TV aberta

Bárbara Aguiar, sob a supervisão de Arthur Pazin Publicado em 28/08/2024, às 07h30

Em 28 de agosto de 2007, a primeira fase da saga Os Mutantes estreava na Record. Escrita por Tiago Santiago, a obra controversa fez sucesso com o público e se estendeu para uma trilogia de dois anos que marcou a história da TV brasileira ao mesclar novela e ficção científica.

A obra ficou conhecida como Trilogia Os Mutantes: a primeira fase tinha o subtítulo de Caminhos do Coração e a terceira, chamada de Promessas de Amor, foi lançada como uma nova novela. A ideia inicial do autor era unir referências de filmes clássicos com o enredo romântico, mas o sucesso dos personagens com superpoderes fez a trama se centrar nessa questão.

De acordo com o jornalista Nilson Xavier, do site Teledramaturgia, a primeira fase de Os Mutantes bateu de frente com a audiência da Globo em alguns momentos, um feito histórico para a Record. No capítulo do dia 06/02/2008 (uma quarta-feira), a novela venceu o índice de audiência da Globo na Grande São Paulo do começo ao fim da exibição, e essa foi a primeira vez que a Record derrotou a maior emissora do país com um folhetim.

Outro momento histórico, como relata Xavier, foi a mudança do horário de exibição do último capítulo da fase Caminhos do Coração, até então exibida às 22 horas: em uma estratégia de marketing, a Record antecipou a novela para as 20h40, o que fez a exibição coincidir com a estreia da novela A Favorita na Globo.

A artimanha foi um sucesso e o último capítulo marcou média de 23 pontos no Ibope da Grande São Paulo, além de dar à emissora rival a pior audiência de uma estreia de novela no horário nobre da época.

Depois da boa recepção do público, Tiago Santiago escreveu a segunda fase de Os Mutantes, que continuou com os mesmos protogonistas, o casal Marcelo (Leonardo Vieira) e Maria (Bianca Rinaldi), mas teve mudança em outros núcleos de personagens. 

A participação do casal de mocinhos chegou ao fim nessa fase e o autor optou por lançar Promessas de Amor com novos protagonistas, ainda que utilizando alguns mutantes presentes nas obras anteriores como coadjuvantes.

Apesar do sucesso da primeira fase e do bom começo da segunda, a audiência começou a cair e, mesmo com os esforços do autor para fazer Promessas de Amor ser um sucesso, os telespectadores já não se prediam a trama dos mutantes e a novela chegou ao fim em 2009.

Hoje, a novela é relembrada pelos efeitos especiais, falas toscas dos personagens e cenas ruins, mas ainda é considerada um grande marco na teledramaturgia brasileira.

uma das melhores cenas de ação já feitas na TV brasileira pic.twitter.com/VArCxeWUKL

— os mutantes memes (@osmutantesmemes) November 28, 2021

eu penso muito no poder do chá de cogumelo que as gay de 2015 tomaram pra achar que fazia muito sentido chamar homem gostoso de “sapão” por causa dessa cena de mutantes

pic.twitter.com/U0omFIZBe6

— aria rita do instagram (@ariranhita) July 27, 2021
Novela Record Os Mutantes

Leia também

Mania de Você: Mavi arquiteta plano maléfico contra Rudá após assassinato de Molina


Além da Record, novelas turcas dominam streaming e TV pública


Globo ressuscitou faixa de novelas para despedida de autora com câncer há 41 anos


Ex-diretor da Globo detona Mania de Você: “Vergonha de fazer novela?”


Em Mania de Você, Mércia abre a boca para Luma após ser salva: “Matou?”


No Rancho Fundo: Quinota enfrenta Blandina e mostra verdadeira face da vilã