Fernanda Souza viveu Mili na primeira versão nacional de Chiquititas - Reprodução/SBT
Saiba tudo!

Há 27 anos, novela infantil gravada na Argentina virava febre no SBT

Sucesso infantil do SBT marcou gerações e foi produzido nos mesmos estúdios da versão argentina

Bárbara Aguiar, sob a supervisão de Arthur Pazin Publicado em 27/07/2024, às 07h30

Em 28 de julho de 1997, o SBT estreava uma de suas adaptações de maior sucesso e se marcava como a emissora direcionada ao público infantil. A história de Chiquititas foi criada por Cris Morena, esposa do dono da rede de televisão argentina Telefé, e se transformou em um fenômeno mundial rapidamente. Entre os muitos países que compraram os direitos de adaptar a obra, estava o Brasil, com a história ajustada por Caio de Andrade.

Apesar da versão brasileira realizar algumas mudanças para que a história se adaptasse ao público nacional, a novela foi completamente gravada em Buenos Aires, na Argentina. Como uma coprodução, entre a Telefé e o SBT, a emissora brasileira aproveitou os estúdios da emissora argentina e locais utilizados para a novela original, com Buenos Aires representando São Paulo no enredo.

Assim como no país vizinho, o público brasileiro se encantou com a história das crianças do orfanato Raio de Luz. Além de conquistar cerca de 18 pontos de audiência na Grande São Paulo, o sucesso de Chiquititas promoveu um boom de brinquedos, revistas, álbuns de figurinhas, vestuário e outros itens infantis baseados na obra.

A grande audiência do SBT com a trama, porém, se manteve apenas no primeiro e segundo ano da novela. Enquanto a versão argentina teve sete fases completas, de 1995 até 2002, Chiquititas teve cinco temporadas no Brasil, finalizadas em janeiro de 2001. A emissora, inclusive, tirou a novela do ar por um período entre a segunda e a terceira temporadas e entre a quarta e a quinta temporadas, uma possível estratégia para alimentar a ansiedade do público com a continuação.

Pelas pausas, Chiquititas não é considerada a mais longa novela da teledramaturgia nacional, mas possui o maior número de capítulos (807) de uma obra exibida na TV brasileira.

Entre o elenco mirim, escolhido em concursos, audições ou apenas pela beleza das crianças, muitos nomes que se consagraram na televisão foram descobertos, como Fernanda Souza, Carla Diaz, Débora Falabella, Stefany Brito, Kayky Brito, Jonatas Faro, Paulo Nigro, Giselle Frade e Bruno Gagliasso, que foram contratados pela Globo após o termino de Chiquititas

A novela ganhou, ainda, uma nova versão em 2013 totalmente gravada no Brasil pelo SBT, sem nenhum vínculo com a Argentina. O remake foi adaptado por Íris Abravanel e teve nomes como Manuela do Monte (Carolina), Giovanna Grigio (Mili) e Júlia Olliver (Pata) no elenco.

Chiquititas Novela SBT

Leia também

Mania de Você: Mavi arquiteta plano maléfico contra Rudá após assassinato de Molina


Além da Record, novelas turcas dominam streaming e TV pública


Globo ressuscitou faixa de novelas para despedida de autora com câncer há 41 anos


Ex-diretor da Globo detona Mania de Você: “Vergonha de fazer novela?”


Em Mania de Você, Mércia abre a boca para Luma após ser salva: “Matou?”


No Rancho Fundo: Quinota enfrenta Blandina e mostra verdadeira face da vilã