Novela teve 179 capítulos exibidos entre julho de 2016 e março de 2017 - Divulgação/Record
Igual a série?

Há oito anos, Record estreava novela acusada de plágio na web

Novela lançada em 2016 pela Record tinha muitas semelhanças com Game of Thrones, série de sucesso mundial

Bárbara Aguiar, sob a supervisão de Arthur Pazin Publicado em 05/07/2024, às 15h27

A Terra Prometida foi a grande aposta da Record depois do sucesso Os Dez Mandamentos, mas mesmo com a campanha de divulgação voltada para a conexão entre as duas novelas, o que chamou a atenção do público foram as fortes inspirações na série da HBO baseada na obra de George R. R. Martin (75), Game of Thrones.

A trama de A Terra Prometida acompanhou a jornada de Josué (Sidney Sampaio) para levar o povo hebreu até Canaã, a terra prometida, após a morte de Moisés (Guilherme Winter) — como uma sequência direta de Os Dez Mandamentos, exibida em 2015.

Para a novela, a emissora construiu uma cidade cenográfica de 7 mil metros quadrados com 43 cenários no RecNov, complexo de estúdios localizado no Rio de Janeiro, além de levar o elenco para o exterior com o objetivo de gravar cenas específicas: para retratar o deserto de Moabe, às margens do Rio Jordão, a equipe gravou no deserto de Namibe, na Angola; para o arquivo com takes para ambientação, foram feitas cenas em Israel.

Inspiração ou plágio?

O cuidado com as locações, entretanto, não foi repetido em outros setores criativos de A Terra Prometida. As “coincidências” narrativas entre a novela de Renato Modesto (56) e a série norte-americana foram fortes, o que, para muitos telespectadores, foi considerado plágio.

A principal semelhança entre as obras envolveu a personagem de Juliana Silveira (44), que na história era conhecida como a Rainha Kalesi e ostentava títulos como Senhora das Luzes e da Sombra, Senhora das Serpentes e Senhora da Escuridão. Assim como a personagem da novela, Daenerys Targaryen (Emilia Clarke), uma das protagonistas de Game of Thrones, era chamada de Khaleesi e carregava várias alcunhas, como a Mãe dos Dragões, Nascida da Tormenta, A Não Queimada e Quebradora de Correntes

Além da forte influência da herdeira do Trono de Ferro na construção da Rainha Kalesi, a divisão dos reinos e tribos de A Terra Prometida lembrava a divisão de Casas em GoT, tal como a presença de grandes batalhas e um bordel chamativo.

Apesar das acusações de cópia por parte da web, o autor afirmou em entrevista ao E+, do jornal O Estado de S. Paulo, que a série serviu apenas como inspiração. "Gosto muito de assistir a séries e a filmes, e essas influências são naturais. E eu gosto muito de Game of Thrones", comentou na época da estreia. 

Quem acompanhou a obra no ano de lançamento e na reprise em 2018 fez comparações e se divertiu:

Kalesi? Agora só esperar o João das Neves Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk #stoprecord2016 já deu né kkkkkk https://t.co/OILjTOt0vl

— Larissa Couto (@larigcouto) July 5, 2016

Kalesi, Mãe de Serpentes, a Não Picada https://t.co/2Eul4XG79n

— julia (@accioswifties) July 5, 2016

 

Record A Terra Prometida Game of Thrones

Leia também

Mania de Você: Mavi arquiteta plano maléfico contra Rudá após assassinato de Molina


Além da Record, novelas turcas dominam streaming e TV pública


Globo ressuscitou faixa de novelas para despedida de autora com câncer há 41 anos


Ex-diretor da Globo detona Mania de Você: “Vergonha de fazer novela?”


Em Mania de Você, Mércia abre a boca para Luma após ser salva: “Matou?”


No Rancho Fundo: Quinota enfrenta Blandina e mostra verdadeira face da vilã