Filmes do criador de Chaves não entram neste momento no catálogo do +SBT - Reprodução/SBT
+SBT

Filmes inéditos de Bolaños no Brasil ficam fora de streaming do SBT; saiba o motivo

Plataforma de streaming do SBT não terá, por enquanto, os filmes inéditos de Bolaños em seu catálogo; burocracia por direitos atrasa o lançamento

Gabriel Perline Publicado em 02/08/2024, às 15h03

Em uma movimentação intensa para enriquecer o catálogo de seu recém-lançado serviço de streaming, o SBT tem lidado com diversas burocracias para incluir na plataforma alguns títulos muito desejados pelos fãs da emissora. Algumas obras ficarão de fora neste primeiro momento justamente por não haver uma liberação completa dos direitos para serem exibidos. E nesta lista estão os filmes de Roberto Gómez Bolaños (1929-2014), inéditos no Brasil, que foram adquiridos pela rede de Silvio Santos, mas que estão travados por alguns detalhes contratuais.

Este modesto colunista noticiou em primeira mão em dezembro do ano passado que o SBT havia comprado os direitos de alguns filmes importantes da trajetória de Chespirito, que nunca foram exibidos no Brasil, e já os direcionou para os estúdios de dublagem que fazem as adaptações das obras mexicanas que exibe em sua programação.

Entre os títulos adquiridos estão El Chanfle (1979), El Chanfle 2 (1982) e Música del Viento (1988). O problema é que o conteúdo ainda enfrenta um impasse e não pode ser integrado ao catálogo do +SBT.

"O SBT adquiriu os direitos desses filmes, mas não tem os de dublagem. Então está analisando ainda como e quando usar esse material. Até lá, por enquanto, não estarão ainda. Só será colocado na plataforma o que estiver tudo 100% em relação aos direitos", explicou Carolina Gazal, diretora de conteúdo multiplataforma, em conversa com a coluna.

O lançamento oficial da plataforma ocorrerá em duas semanas, mas a versão beta já está disponível para ser acessada, com transmissão ao vivo da programação do SBT e com arquivos de alguns programas e novelas produzidos pela emissora ao longo de seus 43 anos. Os produtos originais, como a série de documentários, serão publicados ao longo deste mês.

Já os filmes de Chespirito aguardam a liberação dos direitos de dublagem e ficarão de fora neste primeiro momento, e ainda não têm previsão para publicação. A coluna também questionou a executiva a respeito das séries Chaves e Chapolin, que há quatro anos estão impedidas de serem exibidas em qualquer emissora ou plataforma de streaming do mundo, e ela assegurou que segue em contato com a família de Bolaños para ter preferência pelo conteúdo quando o imbróglio com a Televisa for resolvido.

"Neste caso, é algo que não temos o que fazer. Neste ano, quando houve a exposição do Chaves no MIS, nós tivemos uma nova conversa com o filho do Bolaños e reforçamos nosso interesse em ter todo o conteúdo em nossa plataforma, mas está fora do nosso controle. Ele está ciente da nossa vontade e necessidade, afinal, foi no SBT que a série se tornou um fenômeno, mas é algo que precisa ser resolvido entre eles antes de termos novamente os direitos de exibi-las por aqui", completou a diretora do +SBT.

 

SBT Chaves Roberto Gómez Bolaños

Leia também

Fracasso de novelas faz Globo ficar fora de maior premiação internacional do gênero


Raquel Brito segue passos de Davi, e apela para choradeira e vitimismo em A Fazenda 16


Paquita quebra protocolo e afirma que broncas de Xuxa "machucavam mais" que as de Marlene


Cariúcha escala inimigo de Jojo para seu aniversário e provoca: "A festa aqui é da diversidade"


Bianca Rinaldi relembra terror infantil com Marlene Mattos exigindo que ficasse pelada


Briga por herança de Gal Costa tem reviravolta, e viúva e filho da cantora fazem acordo