Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Colunas / Gabriel Perline / isso, isso, isso

Chaves ganha nova versão para a TV com elenco brasileiro e vozes originais; saiba como

Após anos sem ser exibido, Chaves ganha nova versão para a TV. Desta vez, com elenco brasileiro e vozes dos dubladores originais para campanha

Gabriel Perline
por Gabriel Perline

Publicado em 08/07/2024, às 11h34 - Atualizado às 11h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Chaves ganha uma montagem para episódios comerciais que serão exibidos na TV - Divulgação
Chaves ganha uma montagem para episódios comerciais que serão exibidos na TV - Divulgação

Após quatro anos de completo jejum, os fãs de Chaves, enfim, irão matar as saudades dos personagens icônicos criados por Roberto Gómez Bolaños (1929-2014) ainda neste mês na TV. Não se trata da reexibição do icônico seriado --até porque o impasse entre a Televisa e os herdeiros segue sem resolução--, mas sim de uma leva de esquetes inéditas protagonizadas por atores brasileiros, que receberam o aval da família do astro mexicano para incorporar nos episódios que foram ambientados no Cortiço mais famoso da América Latina.

Esta modesta coluna foi o único veículo de imprensa convidado para acompanhar os bastidores da gravações destes episódios, que aconteceram dentro de um supermercado desativado na zona leste de São Paulo. Lá, foram montadas a Vila do Chaves, a casa do Seu Madruga, o restaurante da Dona Florinda, entre outros cenários clássicos, reproduzidos com toda a fidelidade da obra lançada no Brasil na década de 1980.

A "ressurreição" dos personagens --se assim podemos dizer-- tem uma responsável: a marca Ypê, que trará de volta à TV as figuras icônicas de Chaves vivendo novas histórias dentro de um contexto diferente. Eles serão protagonistas de uma ação comercial que premiará consumidores com valores milionários ao longo de três meses.

"Chaves é uma propriedade com personagens extremamente conhecidos da cultura brasileira, e neste ano, completa quatro décadas de exibição no país. São personagens queridos, que fazem parte do dia a dia e da memória afetiva de milhões de brasileiros de diversas idades. E como a Ypê é uma marca presente em mais de 95% dos lares do país, buscamos conectar a campanha da promoção Ypê de Milhões, que está em sua décima edição, com uma propriedade que tivesse essa amplitude de amor e carinho, visibilidade e afinidade. Por essa razão, a nossa escolha", explicou Alessandra Aguiar Barros Bartholo, Gerente Executiva de Inteligência de Mercado Inovação e Marca da Ypê.

A viabilização do projeto precisou unir forças internacionais. Roberto Gómez Fernández, filho de Chespirito e responsável pelo espólio criativo de seu pai, foi acionado e aceitou o projeto. Mas por se tratar de uma obra que mexe com o imaginário dos fãs até os dias atuais, toda a propriedade intelectual é tratada com rigor em novos trabalhos que envolvem o universo de Chaves, e uma série de detalhes foi analisada de maneira meticulosa.

A seleção de elenco exigiu que os atores tivessem mais do que uma semelhança com os personagens, como também a capacidade de reproduzir os trejeitos de maneira verossímil. Foram testados mais de 100 artistas, e os nomes escolhidos precisaram do aval do Grupo Chespirito para serem integrados ao projeto. O desenvolvimento dos cenários icônicos do seriado, bem como os figurinos, maquiagens e até mesmo os roteiros foram submetidos à aprovação da empresa que é administrada pelo filho do astro mexicano.

"Felizmente, o elenco escolhido é incrível, excelente. A minha missão aqui é muito mais de validar o quanto os atores estão entregando de proximidade ao original. Acho que é a primeira vez, no Brasil, que uma campanha remete literalmente a uma obra base. Uma homenagem completa a série dos anos 70 que a Ypê está promovendo. E essa validação é bem importante para honrar esse legado", explicou João Victor Trascastro, consultor da Chespirito que acompanhou todas as etapas do processo.

"Estamos nesse momento fazendo essa conexão para fazer essa homenagem. Tudo que é autêntico e legítimo da série estão sendo respeitados em todas as etapas do processo. Tudo feito meticulosamente a dedo, com aprovação da Chespirito, que tem elogiado e acompanhado a seleção de atores, construção de cenário, figurino, locução e até mesmo os trejeitos dos personagens", completou Alessandra.

Para ampliar a veracidade do universo de Chaves nos vídeos promocionais que serão lançados na TV ainda neste mês, a equipe criativa optou por contratar também os dubladores originais da série para trabalharem no projeto. Embora os atores, durante as gravações, falem seus textos normalmente, suas vozes serão suprimidas na edição e substituídas pelas vozes dos profissionais oficiais que trabalharam por décadas na produção mexicana.

E como os personagens irão interagir com a campanha? A equipe criativa, liderada pela agência DPZ, se aproveitou dos bordões dos personagens para incluí-los nesta "disputa" pelos prêmios milionários que serão sorteados pela Ypê. Portanto, veremos Seu Madrugada sonhando usar o dinheiro para pagar os aluguéis atrasados, o Chaves dirá que pretende comprar todos os sanduíches de presunto que puder, a Dona Florinda diz que o valor poderá ajudá-la a servir muito mais que um café para o Professor Girafales...e por aí vai. 

"Ver os personagens como Seu Madruga, que precisa pagar os aluguéis, reflete bastante a nossa realidade. Todos nós temos os nossos sonhos e de alguma forma vivemos essas situações. Então, tem uma conexão emocional muito forte. E o processo criativo está sendo desenvolvido com acompanhamento e validação do representante da Chespirito, desde a seleção dos atores, construção de cenário, figurino, a gravação do filme", explicou Leandro Dolfini, diretor de criação da DPZ.

Além dos cenários icônicos, os personagens também irão transitar por um supermercado, onde farão as compras dos produtos que lhes darão acesso à promoção Ypê de Milhões --que fará o sorteio de R$ 50 a cada 10 minutos (ao longo de três meses), além de três prêmios de R$ 1 milhão, e mais três carrros 0 km. A coluna conseguiu alguns registros dos bastidores das gravações e também detalhes dos cenários. Veja:

Vila do Chaves
Cenário da Vila do Chaves construído para a campanha (Fotos: Gabriel Perline)
Chaves, Quico e Dona Florinda
Os intérpretes de Chaves, Quico e Dona Florinda em cena (Fotos: Divulgação)

Quico e Seu Madruga
Os intérpretes de Quico e Seu Madruga em cena (Fotos: Divulgação)