David Junior - Divulgação

David Junior: "A melhor forma de tratar o racismo é não dar voz a ele"

No dia da Consciência Negra, o ator fala sobre preconceito e papel do negro na sociedade

Redação Contigo! Publicado em 20/11/2017, às 11h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h45

Para David Junior, sucesso como Dom na novela Pega Pega, o Dia da Consciência Negra tem grande importância porque lembra a luta de uma geração que colhe e planta a fim de ter um futuro melhor e cada vez mais igual. "Ainda falta muito para a sociedade se conscientizar de verdade do papel que os negros representam na sociedade. Me orgulho de tantas vitórias, como as do Lázaro Ramos por exemplo. O que ele vem construindo de espaço para o negro é motivo de muito orgulho. Nosso Joaquim Barbosa saindo com honrarias; Barak Obama sendo o primeiro presidente negro dos Estados Unidos; Viola Davis sendo premiada no Grammy, dentre outras coisas”, conta.

O ator contou também que falta muito para os negros serem iguais, mas não deixa de lutar. "A mulher negra ainda tem o menor salário do mercado, 28 negros são assassinados por dia e ainda sofremos com a segregação velada racial. Entretanto, a melhor forma de tratar o racismo é não dar voz a ele", diz.

Na dramaturgia, David já vê  o reflexo do empoderamento nas obras do Brasil e mundo: “Temos famílias negras inteiras representadas, não só um personagem solto e isolado, como os da Erika Januza, Zezé Motta, Marcelo Mello Jr, Eliza Lucinda, Heslaine Vieira, Ju Colombo, Milton Gonçalves, Icaro Silva e a Virginia Rosa. Vivemos um novo tempo, um novo momento… Ainda falta muito, mas já conseguimos mostrar nosso valor, somos protagonistas de nossas histórias e falta pouco para sermos protagonistas da dramaturgia brasileira”, avalia David.

"É melhor olhar para a quantidade de conquistas do que se atentar para as coisas ruins. O racismo causa um mal maior para quem incita do que para quem recebe e o racista precisa se articular, dissimular, mentir para si mesmo, o que aponta cada vez mais o seu desvio de caráter. O sofrimento maior é para ele", desabafa.

Últimas

Leia também

Juan Paiva luta por causas raciais e já revelou situação inusitada com a filha: ‘Não se importa’


Vidente prevê futuro surpreendente de Lula após internação e de um grande comunicador


Ainda na UTI, Lula tem febre e apresenta quadro semelhante à gripe; veja


Público toma partido em treta e opina sobre arrependimento da advogada que filmou polêmica em avião


Indignada, Samara Felippo sai em defesa da mãe da criança envolvida em polêmica do avião


Você acredita no arrependimento da advogada que filmou polêmica em avião?