Gracyanne Barbosa vai perder massa muscular? Saiba como a nova dieta da sister pode afetar seu corpo
Gracyanne Barbosa vem sendo o nome mais comentado do Big Brother Brasil 25 devido a sua rotina de exercícios intensa e sua dieta que consiste em comer 40 ovos por dia. Porém, como ela mesma já sabe, o jogo fará com que a ex-esposa de Belo não consiga seguir o cronograma alimentar à risca, já que em algum momento ela pode cair na Xepa, onde terá menos alimentos à sua disposição.
Com isso em mente, a CONTIGO! conversou com o médico nutrólogo Rubem Regoto que explicou que Barbosa pode perder os músculos definidos durante sua passagem pelo BBB25. "Alterações significativas na dieta, especialmente a redução abrupta de proteínas e calorias, podem sim resultar em catabolismo muscular e diminuição da massa magra", explicou.
A forma de mitigar os efeitos do catabolismo é manter o alto nível de proteína no corpo: "Estamos falando de uma pessoa em alto nível e intensidade de treinos. Se ela conseguir, mesmo dentro do BBB, manter a quantidade de proteínas e calorias que necessita, vai conseguir minimizar essa perda de músculos e as alterações na composição corporal que a falta de suplementos e aminoácidos causaria".
Segundo o especialista, o ovo é um alimento rico em colesterol, mas não causa efeitos tão drásticos quanto pensamos: "Por muito tempo o ovo foi visto como vilão devido ao alto nível de colesterol (acima de 200mg por unidade), porém estudos recentes indicam que o colesterol obtido por meio da alimentação tem menos influência do que se imaginava no aumento do LDL - o colesterol ruim e no crescimento de mortalidade por doenças cardiovasculares".
Gracyanne, por exemplo, remove a gema de alguns ovos para evitar a alta ingestão de colesterol, o que ajuda a tornar o consumo mais saudável. "Qualquer alimento consumido em excesso, como 40 ovos ao dia, pode trazer problemas, e nesse caso pode contribuir para elevar os níveis de colesterol no sangue", explicou o médico. "Vale ressaltar que no geral dietas com excesso de proteínas podem sobrecarregar os rins e o fígado".
Regoto afirma que a ex-esposa de Belo pode tentar compensar a falta do ovo com outras fontes ricas em proteína como carnes magras, laticínios e algumas leguminosas como grão-de-bico, feijão e lentilhas. "Porém, proteínas animais têm um índice de digestão (PDCAA) maior, que, na prática, é o índice que quantifica a facilidade de digestão e conversão desses aminoácidos e proteínas em músculos, por exemplo. Já as vegetais exigem combinações entre si para suprir todos os aminoácidos essenciais", explicou o médico. "Em resumo, as proteínas animais são mais diretas para a construção muscular, mas as vegetais também funcionam com o planejamento e combinações certos".
Assim como todo fisioculturista, Gracyanne faz uso de suplementos alimentares que a ajudam a ter uma rotina de treino mais pesada. No BBB, a famosa não pôde levar nenhum dos seus produtos fitness o que, segundo o nutrólogo, pode gerar algumas alterações.
"A falta de suplementos pode influenciar na manutenção da massa muscular e na recuperação pós-treino, podendo sim levar a redução de desempenho", disse. "A creatina por exemplo auxilia na produção de energia durante exercícios de alta intensidade; sua ausência pode diminuir a performance. Temos de lembrar que um atleta necessita em média de 2g de proteína por quilo corporal, o dobro da quantidade que a população em geral, sendo assim em cada indivíduo a quantidade de proteínas tem de ser calculada de acordo com os objetivos".