Em entrevista exclusiva, o ator contou como sua naturalidade pernambucana influenciou na criação de Savinho, personagem em ‘Mar do Sertão’
Atualmente no ar em Mar do Sertão, Bruno Dubeux vive Savinho, o único dentista de Canta Pedra. Em entrevista para a CONTIGO!, ele contou como se preparou para viver o personagem e a importância da representatividade nordestina na novela.
Savinho é um sertanejo alegre, impulsivo, perseverante e convencido, e o artista está amando interpretá-lo. “A preparação para Savinho foi uma delícia”, contou. Como é pernambucano e Canta Pedra é uma cidade fictícia no interior do Nordeste, o personagem foi ponte para aproveitar as referências de sua vida.
E foram essas raízes que ajudaram Bruno a construí-lo: “Resgatando memórias da minha infância e adolescência, muitas conversas com tios, primos e amigos”. Além disso, viajou para o interior do Agreste de Pernambuco, onde fez um laboratório com os habitantes locais, trocando ideias e observando seus comportamentos.
“Foi oportunidade, inclusive, para rememorar várias expressões nordestinas do interior, que também têm inspirado o Savinho”, comentou. “E na preparação com o elenco da novela, tivemos oficinas sobre cultura do Nordeste, preparação com núcleos de personagens e também para unificar a prosódia nordestina entre todos nós”, completou.
Apesar de ter nascido nos Estados Unidos, foi morar em Recife com apenas 3 meses e sua criação no local fez a diferença para a novela. “Ser recifense foi o passe de entrada para a novela”, garantiu. Isso porque, quando fez o teste para entrar no elenco, a produção priorizou atores nordestinos.
“Já no texto do teste aproveitei para trazer toda a minha ‘pernambucalidade’ e as expressões locais divertidas que adoro”, relembrou.
Dentre todas as características de Savinho, a perseverança é a que o ator mais se identifica. “Quando quero algo, luto com unhas e dentes e dou a vida! (risos)”, contou. “Savinho vai fazer o mesmo pra conquistar o coração de Labibe (Theresa Fonseca), só que ele passa um pouco do ponto e eu não tenho o ego tão inflado como o dele”.
Ver essa foto no Instagram
Mar do Sertão, que se passa no Nordeste brasileiro, traz a representatividade e o empoderamento da região.
“É muito bom ver na novela atores nordestinos ocupando devidamente o lugar de personagens nordestinos e que são batalhadores, fortes e de todas as cores”, pontuou. “Personagens cheios de coragem, força, atitude, irreverência, presença de espírito e sede de viver. Exatamente como somos!”
Por fim, Bruno Dubeux criticou o esteriótipo criado do povo nordestino e mostrou como a novela prova o contrário. “Se tem um povo cheio de sangue nos olhos para atingir seus objetivos, é o povo nordestino”, afirmou.
“Estamos atravessando uma época de batalha pela inclusão e empatia por diferentes gêneros e raças. O espaço dos nordestinos se inclui nesse movimento. Que bom ver Mar do Sertão alinhado com essa luta contemporânea e necessária de nossa época”, finalizou.
Ver essa foto no Instagram