Rita de Cássia faleceu nesta terça-feira (3) em decorrência e uma fibrose pulmonar; saiba o que é e quais são os sintomas da doença rara
A cantora Rita de Cássia morreu aos 50 anos nesta terça-feira (3) após lutar contra uma fibrose pulmonar. Saiba o que é e quais são os sintomas da doença rara:
O paciente é diagnosticado com fibrose pulmonar quando apresenta cicatrizes no pulmão, que o deixa mais endurecido e dificulta o processo de respiração, já que o órgão precisa se expandir e encolher para permitir a troca de gases.
Isso pode acontecer devido à inalação de substâncias como mofo, a poeira, o feno e madeira velha. Isso porque elas acabam não sendo filtradas pelo nariz e podem ocasionar a fibrose pulmonar. Entretanto, a doença também pode aparecer em decorrência de uma pneumonia não tratada, ou doenças como lúpus e artrite reumatoide.
Os sintomas da doença são: falta de ar, tosse seca e que não cessa, cansaço, fadiga, perda de apetite e perda de peso. Há um tratamento para ajudar a melhorar a qualidade de vida do paciente, mas não o cura.
Muito famosa no Ceará, ela era um dos ícones do forró na região e teve composições que fizeram sucesso nas versões de Frank Aguiar e Aviões do Forró.
Nas redes sociais, o governador do estado homenageou a cantora com uma publicação. "O Ceará e o Brasil se despedem hoje da cantora e compositora cearense Rita de Cássia, uma das maiores referências do nosso forró", declarou Elmano de Freitas.
Outros conterrâneos também se declararam para a cantora. “Quantos dias juntos lá na SomZoom, quantas resenhas e boas risadas. Perdi a conta de quantos sucessos seus toquei em meu programa de rádio. Você sempre estará viva em nossos corações. Deus te receba e dê força aos familiares, amigos e fãs. Vai em paz! Suas músicas e poesias ficaram eternizadas”, escreveu o humorista Mucão.
Ver essa foto no Instagram