Cid Moreira morreu nesta quarta-feira (3) aos 97 anos, o rosto e a voz do Jornal Nacional por décadas. Porém a relação com o filho adotivo sempre foi cheia de polêmicas
Publicado em 03/10/2024, às 10h15
A morte de Cid Moreira aos 97 anos nesta quinta-feira (3), trouxe de volta a relação conturbada que o jornalista teve com o filho adotivo Roger Felipe Naumtchyk Moreira, que o acusou de deserdá-lo anos atrás. Em fevereiro deste ano, o filho fez uma grave acusação de abuso sexual contra o jornalista.
Em 2021, Roger deu entrevista ao programa Balanço Geral, no quadro Hora da Venenosa de Fabíola Reipert, e disse que o pai havia tirado seu nome do testamento, além de não ajudá-lo financeiramente. Na época, ele chegou a mostrar uma mensagem que supostamente seria de Cid. "Eu fiz um documento e deserdei você. Escrevi de próprio punho e assinei. Juntei pareceres de profissionais da saúde para provar que não estou senil. Foi um engano te adotar. Fico feliz em saber que você está sendo capaz de se manter", diza o texto.
Após a matéria, a esposa do ex-âncora do Jornal Nacional foi até as redes sociais do marido para dar sua versão sobre os fatos. Fátima Sampaio afirmou que Roger foi adotado depois de adulto, e que eles estavam chocados com o processo que estava sendo movido.
No início deste ano, a relação entre Cid e Roger voltou ser destaque na mídia quando o filho acusou o pai de ter cometido abusos sexuais durante uma década. Na época, o processo foi veiculado pelo Notícias da TV, que falava sobre as acusações de que teria sido abusado quando era menor de idade.
Além disso, Naumtchyk disse que era forçado a manter relações sexuais quatro vezes por semana com o apresentador nos anos 1990, quando morava com ele na mesma casa. Cid adotou Roger enquanto era casado com Ulhiana Naumtchyk .
Em entrevista a CARAS Brasil,Cid falou negou todas as acusações. "Ele está insistindo nisso aí há mais de 15 anos. Isso aí já foi julgado e arquivado. Estou encaminhando para 97 anos, não tenho mais condição nenhuma de estar enfrentando essa palhaçada. A Bíblia diz que o filho que insurge contra o pai, merece ser morto", falou.
"Como ele tá afim de dinheiro, ele fica enchendo o saco. Ele está querendo dinheiro e um pouco de fama. Aí cria essa coisa da mídia falando", finalizou o jornalista.
Em uma entrevista dada ao Encontro no ano passado, Moreira expressou pesar ao refletir sobre o potencial que a filha poderia ter alcançado, lamentando a influência destrutiva das drogas. Jacira Moreira era fruto do primeiro matrimônio de Cid e sua morte marcou profundamente o veterano, que revelou ter tentado de várias formas ajudá-la a abandonar o vício sem sucesso.