TUDO ISSO? Cid Moreira arrecadou fortuna sendo a voz do audiobook da Bíblia Sagrada; veja valores
Publicado em 03/10/2024, às 17h50
Cid Moreira, a voz mais icônica da TV brasileira, faleceu na manhã desta quinta-feira (3) aos 97 anos após traçar uma batalha de 29 dias conta a pneumonia. Conhecido nacionalmente por ter apresentado o Jornal Nacional desde o primeiro dia, o jornalista também foi voz de diversas outras obras literárias como, por exemplo, a Bíblia Sagrada
Pois é, após deixar a bancada do telejornal noturno no final dos anos 90, Cid Moreira se viu "sem chão" e precisou inovar o seu trabalho. Foi assim que ele aceitou um convite para ler passagens bíblicas que, inicialmente, seriam 12 volumes em CDs vendidos em bancas de jornal por R$ 3,90. Porém, o sucesso foi tão grande que a coletânea aumentou para 24 CDs.
No final de tudo isso, Cid conquistou uma fortuna de R$ 60 milhões, além de vender 50 milhões de exemplares. Com tantos números, o jornalista teve uma ideia melhor ainda: “Pensei: ‘Se isso fez sucesso, por que não gravar a Bíblia toda?'”, relembrou ele em um podcast gravado em 2023.
Ele apresentou a proposta para o produtor inicial do projeto, que negou afirmando que a ideia não era vendível. Então, ele contou do plano para Milton Afonso, cofundador da Golden Cross, rede de planos de saúde, que aceitou por ser ligado à Igreja Adventista.
“Fiz tudo, desde o texto até a direção dos personagens. Tinham bons, maus, eu ficava ensaiando. Isso levou quase sete anos gravando. Eu consegui”, relembrou. Mesmo com a falta de CDs, o projeto fez sucesso nas plataformas de streaming e pode ser escutado até hoje. "Vendeu que nem água. Hoje a Bíblia que eu gravei está em tudo o que você imaginar”.
Uma das vozes mais notórias do país. Cid Moreira faleceu na manhã desta quinta-feira (3) aos 97 anos após traçar uma longa batalha contra a pneumonia. O jornalista é conhecido por sua história tocante na TV Brasileira, principalmente por ter comandado o Jornal Nacional por anos, mas sua vida pessoal também carrega um peso enorme.
Cid perdeu seu único neto em 1996. Alexandre Moreira tinha apenas 21 anos quando foi vítima de um acidente de carro fatal no km 89 da via Dutra, em Pindamonhangaba. Filho de Jacira Moreira, a única filha mulher do jornalista, o rapaz bateu o veículo na lateral de um caminhão e não resistiu aos graves ferimentos. Na época, a Polícia concluiu que a colisão foi feita pelo motorista do veículo maior.