Doença de Virgínia pode causar dores intensas além de riscos a longo prazo; veja o que especialista tem a dizer
Recentemente, Virgínia Fonseca contou que sofre de um transtorno que afeta 40% da população brasileira, o bruxismo. Trata-se de um hábito parafuncional que leva o paciente a apertar e ranger os dentes durante o sono, podendo desencadear vários sintomas na ATM (articulação temporomandibular), dores constantes, enxaquecas e etc. Para entender melhor a situação, conversamos com Dr. Cesar Rodrigues, especialista em implantodontia e odontologia estética.
Segundo o dentista, o transtorno tem diversas causas, mas o principal é o estresse: "O bruxismo, que é o hábito de ranger ou apertar os dentes, é frequentemente exacerbado pelo estresse. Quando estamos estressados, nossos músculos faciais podem se contrair inconscientemente, resultando no desgaste dos dentes e dor na mandíbula”, explicou.
Rodrigues disse que Virgínia faz um tratamento que ele mesmo indica para a doença. Ele consiste em placas oclusais, técnicas de relaxamento e consultas periódicas ao dentista.
Por fim, Cesar Rodrigues detalhou a importância de se atentar a doenças emocionais como essa: "Cuidar do bruxismo vai além da estética ou do conforto; é uma questão de bem-estar geral. Reconhecer os sinais, como dores de cabeça matinais ou sensibilidade nos dentes, e buscar ajuda profissional pode prevenir problemas maiores no futuro”.
Leia mais: Vai ser presa? Virginia Fonseca é convocada para depor na CPI das Bets