Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Famosos / DIFÍCIL!

Doença de Virgínia vem à tona e especialista alerta: 'Exacerbado pelo estresse'

Doença de Virgínia pode causar dores intensas além de riscos a longo prazo; veja o que especialista tem a dizer

Laura Vicaria
por Laura Vicaria
[email protected]

Publicado em 05/12/2024, às 17h50

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Doença de Virgínia vem à tona e especialista alerta: 'Exacerbado pelo estresse' - Reprodução/Instagram
Doença de Virgínia vem à tona e especialista alerta: 'Exacerbado pelo estresse' - Reprodução/Instagram

Recentemente, Virgínia Fonseca contou que sofre de um transtorno que afeta 40% da população brasileira, o bruxismo. Trata-se de um hábito parafuncional que leva o paciente a apertar e ranger os dentes durante o sono, podendo desencadear vários sintomas na ATM (articulação temporomandibular), dores constantes, enxaquecas e etc. Para entender melhor a situação, conversamos com Dr. Cesar Rodrigues, especialista em implantodontia e odontologia estética.

Quais são as causas do bruxismo?

Segundo o dentista, o transtorno tem diversas causas, mas o principal é o estresse: "O bruxismo, que é o hábito de ranger ou apertar os dentes, é frequentemente exacerbado pelo estresse. Quando estamos estressados, nossos músculos faciais podem se contrair inconscientemente, resultando no desgaste dos dentes e dor na mandíbula”, explicou.

Como funciona o tratamento?

Rodrigues disse que Virgínia faz um tratamento que ele mesmo indica para a doença. Ele consiste em placas oclusais, técnicas de relaxamento e consultas periódicas ao dentista.

  • Placas Oclusais
    “As placas oclusais podem ajudar a proteger os dentes do desgaste e aliviar a tensão muscular causada pelo hábito de ranger ou apertar os dentes”, explica o profissional sobre as placas que são moldadas sob medida.
  • Técnicas de Relaxamento
    "Práticas de relaxamento ajudam a reduzir os níveis de estresse, diminuindo a frequência e a intensidade do bruxismo”, destaca o especialista, que indica yoga, táticas de respiração e outras atividades relaxantes
  • Consulta Regular ao Dentista
    “Visitas regulares ao dentista são essenciais para monitorar a saúde dental, ajustar as placas oclusais quando necessário e prevenir danos adicionais aos dentes e à mandíbula”, recomendou.

Por fim, Cesar Rodrigues detalhou a importância de se atentar a doenças emocionais como essa: "Cuidar do bruxismo vai além da estética ou do conforto; é uma questão de bem-estar geral. Reconhecer os sinais, como dores de cabeça matinais ou sensibilidade nos dentes, e buscar ajuda profissional pode prevenir problemas maiores no futuro”.

Leia mais: Vai ser presa? Virginia Fonseca é convocada para depor na CPI das Bets