Acusada de golpe e maus tratos, Suzy Camacho, atriz da Globo e SBT na década de 1970, vive batalha na justiça contra os filhos do falecido marido
Publicado em 06/05/2024, às 18h00
A atriz Suzy Camacho, que ficou conhecida após seu trabalho em novelas de sucesso como A Viagem e Brega & Chique, da Globo, vive a meses uma batalha judicial envolvendo a herança de seu falecido marido, o empresário Farid Curi, que teve a morte causada por insuficiência cardíaca, aos 85 anos, em 2022, e seus enteados, Beatriz Curi, Muriel Amaral Curi, Rodrigo Curi e Alfredo Curi.
A briga familiar teve início ainda quando o empresário estava vivo, mas em coma, em 2020, após uma encefalite herpética – complicação neurológica caracterizada por infecção viral. Na época, os filhos de Cury acusaram a atriz, que hoje também é psicóloga, de tentar aplicar um golpe para se apossar da herança do marido, além de alegarem maus-tratos e dificuldades impostas por Suzy para que os filhos se aproximassem do pai.
No mesmo ano, os quatro filhos de Farid solicitaram que a justiça bloqueasse um pedido de liberação de R$ 10 milhões de um fundo de investimento, contudo a atriz conseguiu reverter a decisão do bloqueio ao apresentar à justiça atestados médicos sobre a saúde de Farid, que mais tarde foram contestados pelo Ministério Público de São Paulo, por serem ideologicamente falsos. Em setembro de 2022, o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo decidiu que os atestados não foram falsificados, inocentando Suzy.
Em 2023, a briga continuou e dessa vez girou em torno do imóvel herdado exclusivamente por Suzy, após o empresário ter expressado em testamento o desejo de que seu apartamento no bairro de Higienópolis em São Paulo, pertencesse à atriz, porém a herdeira do imóvel de alto padrão, abriu uma ação judicial pedindo que seus enteados arcassem com as dívidas do condomínio que gira em torno de R$ 9,5 mil mensais e o IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana).
A juíza do caso, Eliane de Camara Leite Ferreira, negou o pedido, justificando que, sendo Suzy a única herdeira do imóvel, a ela está reservado também, a total responsabilidade por tudo que envolve o bem, inclusive os custos. “Sendo assim, mostra-se descabido atribuir aos enteados a responsabilidade pelos pagamentos. Ademais, eventual direito real de habitação da viúva, referente ao imóvel, não obriga os enteados ao pagamento de tais valores, conforme pretendido por Suzy. Portanto, considerando que à viúva foi conferido o direito real de habitação, além de ter sido o bem herdado por ela, em testamento, compete-lhe arcar com o pagamento das despesas de IPTU e condomínio.”, explicou.
Suzy Camacho e Farid Curi se casaram em 2013, na época o empresário tinha 76 ano. Após a morte do empresário, Suzy publicou uma despedida nas redes sociais, surpreendendo os internautas, que questionaram o fato de Suzy não ter exposto nada do marido em vida e decidido publicar após o seu falecimento.
Ver essa foto no Instagram
O processo que corre na justiça
O processo movido pelos filhos de Curi, que acusam a ex-madrasta de maus-tratos e cárcere privado do pai, segue sem conclusão. Em 2022 testemunhas que tiveram a identidade preservada foram ouvidas no 4º Distrito Policial de São Paulo e segundo os depoimentos, Suzy ensaiava o que Farid deveria dizer para não ver os filhos, não oferecia alimentos adequados ao empresário, e ainda havia suspeitas de que ela estivesse ensaiando a assinatura do marido.