Ex-apresentadora do SBT, Cynthia Benini faz gravíssima insinuação sobre transplante de coração que o apresentador Faustão foi submetido
Na última quarta-feira (31), a ex-apresentadora do SBT Cynthia Benini causou polêmica nas redes sociais ao colocar em cheque a credibilidade do processo de doação de órgãos no Brasil. É que a jornalista fez insinuações sobre o transplante de coração que o apresentador Faustãopassou no último fim de semana.
Tudo começou quando a também jornalista da área de saúde Carolina Marcelino publicou um vídeo informativo sobre como funciona a fila de transplantes e como acontece o processo de priorização de pacientes. Entretanto, a ex-funcionária da emissora de Silvio Santos optou por ignorar os fatos e se manteve às teorias de que Fausto Silva furou a lista de espera.
"E? Nossa, que sorte ele teve, então, de ter peso, altura e tipo sanguíneo compatíveis, né? Nada esclarecido. A doação de órgãos no Brasil cresceu 400% enquanto ele estava na fila. O que faz as pessoas repensarem sobre a credibilidade na doação de órgãos no Brasil é, justamente, casos como esse. A insatisfação não é com o seu conteúdo. É com a situação", disparou ela.
Para quem não sabe, explicamos: a priorização na lista de transplantes se dá devido ao quadro de saúde que o paciente se encontra. A equipe médica faz a avaliação e, se for o caso, tem a responsabilidade de fazer o pedido de prioridade à Central de Transplantes. Esse procedimento e a fila são os mesmos para todas as pessoas, independentemente se o atendimento acontece em hospitais públicos ou privados.
No entanto, não para por aí. Mesmo os pacientes que estão na lista prioritária precisam passar por alguns critérios que decidem para quem o órgão doado vai primeiro, como a compatibilidade de grupo sanguíneo e peso entre paciente e doador, características específicas do paciente e outros. Por fim, o que determina a posição na lista é o tempo de espera.
E todo esse trabalho de compatibilidade não é feito por uma pessoa, mas um computador que bate todas as informações e, então, indica o paciente que deve ser contemplado com o órgão doado. Faustão recebeu o coração no último domingo (27), após sete dias na fila de espera.
Veja:
Ver essa foto no Instagram
"Sinto como se o meu coração batesse ainda mais forte, é uma sensação única. Tiveram que tirar um monte de entulho de dentro de mim, e colocaram um coração novo, de um garotão de 35 anos. É algo que me faz sentir muito vivo", declarou ele ao colunista Lucas Pasin, de Splash.