Cinco anos após a criação da Lei Romeo Mion, filho de Marcos Mion comemora sua CIPTEA e reforça a importância da inclusão; confira!
Publicado em 02/04/2025, às 15h15
No dia Mundial do Autismo, Romeo Mion, filho do apresentador Marcos Mion, conquista sua carteirinha de identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA). O jornalista e sua esposa, Suzana Gullo, compartilharam o momento pelas redes sociais.
Criada em 2020, a Lei nº 13.977, batizada como Lei Romeo Mion, garante a emissão de um documento de identificação para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A legislação leva o nome de Romeo Mion, filho do apresentador Marcos Mion, que foi diagnosticado com TEA e a data escolhida foi esta quarta-feira (2), Dia Mundial de Conscientização do Autismo.
"Finalmente isso aconteceu! Pra marcar os cinco anos da Lei Romeo Mion (13.977/2020) e o Dia Mundial de Conscientização do Autismo (2 de Abril), levamos o Romeo pra te mostrar como é fácil tirar a Ciptea (Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista)... é uma lei nacional, então a sua prefeitura, o seu governo, tem que fornece pra você", disse Mion.
A carteirinha garante prioridade no atendimento e no acesso a serviços como saúde, educação e assistência social. Ela é gratuita e pode ser feita por qualquer pessoa com TEA. "Essa lei representa um enorme avanço na luta pela inclusão, respeito e acessibilidade para todos os autistas no Brasil, proporcionando acesso prioritário a diversos serviços", finaliza o apresentador.
Ver essa foto no Instagram
Recentemente, Marcos Mion e Suzana Gullo emocionaram os seguidores ao compartilhar um vídeo especial nas redes sociais para celebrar seus 20 anos de casamento. Na gravação, o casal relembrou momentos marcantes da trajetória juntos, incluindo os desafios enfrentados com a chegada da filha.
Pais de Romeo, Donatella e Stefano, os dois sempre compartilham registros em família na web. No entanto, antes de engravidar da filha, Suzana viveu um período delicado, passando por um aborto espontâneo e precisando realizar uma curetagem uterina. Leia mais!