Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Famosos / MELHORAS

Giovanna Ewbank é diagnosticada com síndrome preocupante: "Pausa fundamental"

Giovanna Ewbank é diagnosticada com doença complicada e especialista explica o que a famosa precisará fazer; veja

Redação Contigo! Publicado em 10/07/2024, às 18h48

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Giovanna Ewbank é diagnosticada com síndrome preocupante: "Pausa fundamental" - Reprodução/Instagram
Giovanna Ewbank é diagnosticada com síndrome preocupante: "Pausa fundamental" - Reprodução/Instagram

Recentemente, Giovanna Ewbank compartilhou que recebeu um diagnóstico difícil, a síndrome de Burnout, causada por excesso de trabalho. Por isso, ela dará uma pausa de um mês na carreira para cuidar da saúde mental e se recuperar do que passou nos últimos dias. Mas você sabe que síndrome é essa?

O psicólogo Alexandre Bez explicou para a CONTIGO! que a síndrome de Burnout é uma psicopatologia profissional ou ocupacional que desencadeia um conjunto de manifestações sintomatológica decorrente do trabalho. "Temos um desconforto muito grande, um desconforto profissional, e a solução para esse desconforto não é necessariamente a terapia. A terapia serve para diagnosticar, mas a cura da síndrome de Burnout é justamente a mudança dessa atividade ou a cessação da carga tributária profissional que a própria pessoa se impõe ou que é imposta a ela", disse ele.

Portanto, o profissional indica que Ewbank de fato dê um tempo nos afazeres profissionais: "Uma pequena pausa na carreira é essencial porque o Burnout é justamente isso: você tem um esgotamento mental muito grande. Vale a pena mencionar que muita gente não sabe disso: a síndrome de Burnout em momento algum tem a ver com a questão salarial. Não importa se a pessoa ganha R$1 ou R$10.000, não é essa a questão. O salário é totalmente desconsiderado como um causador dos sintomas de Burnout."

Nem sempre o Burnout é causado por um motivo específico. Dependendo da pessoa, a síndrome pode ser despertada por diversas explicações: "O que importa é justamente o acúmulo de tarefas, ou a pessoa não estar conseguindo administrar essas tarefas, ou estar fazendo uma tarefa que não gosta, ou se sentir não qualificada para realizar uma tarefa. Isso é muito comum na síndrome de Burnout, como quando você acaba de receber uma promoção, por exemplo, ou uma mudança de cargo. Há essa questão também, que é muito difundida nos sintomas da síndrome de Burnout".

Por fim, Bez explicou que o jeito de sanar os sintomas não é apenas o tratamento psicológico, mas também o descanso: "A pausa na carreira é fundamental e essencial para que a pessoa possa fazer uma reavaliação, para que possa se reconectar consigo mesma e tentar identificar, com a ajuda da terapia, os motivos que a levaram ao Burnout. O que quero dizer em relação à terapia é que ela não cura a síndrome de Burnout porque, nesse caso, é como enxugar gelo: não adianta. O que precisa ser feito é identificar o que, no trabalho, está causando o desconforto, lembrando que é uma doença profissional ou ocupacional, para que isso possa ser mudado. A partir do momento que essas alterações são feitas e as causas identificadas e providenciadas, os sintomas desaparecem (...) Fazendo isso, os sintomas desaparecem, e, desaparecendo os sintomas, a causa foi tratada, e a pessoa terá uma qualidade de vida profissional melhor."