Governo Lula presta esclarecimentos após apresentador Faustão conseguir coração em tempo menor que o esperado na fila de transplantes
No início da noite deste domingo (27), o Ministério da Saúde publicou um comunicado prestando esclarecimentos a respeito do transplante de coração que o apresentador Fausto Silva passou. É que o comunicador ficou apenas sete dias na fila, um tempo menor do que o esperado.
É que o quadro de saúde do ex-funcionário da TV Globo era "muito grave", o que permitiu que a equipe médica solicitasse a priorização na Central de Transplantes. Nesse caso, ainda há uma lista de critérios que define a classificação da fila, tendo em vista também o tempo de espera.
"[Fausto Silva] foi contemplado com um transplante cardíaco, neste caso, também priorizado na fila de espera em razão de seu estado muito grave de saúde. Ele recebeu um coração após constatada a compatibilidade necessária para o procedimento, assim como os outros sete transplantados", explicou a nota do Governo Lula.
O Ministério da Saúde ainda reforçou que o processo é o mesmo para pacientes da rede pública e privada. Entre 19 e 26 de agosto, 13 pessoas passaram pelo procedimento. "Pacientes em estado crítico são atendidos com prioridade, em razão de sua condição clínica. [...] Os pacientes, por meio do SUS, recebem assistência integral, equânime, universal e gratuita, incluindo exames preparatórios, cirurgia, acompanhamento e medicamentos pós-transplante", completou.
Faustão está internado desde o dia 5 de agosto devido a um quadro de insuficiência cardíaca. O apresentador segue na UTI após o transplante, já que as próximas horas serão cruciais para analisar a reação do corpo com o novo órgão.
Em um comunicado, os profissionais contam que foram acionados pela Central de Transplantes do Estado de São Paulo na madrugada de hoje para que fosse feita a avaliação do órgão recebido.
Não perca nada sobre as celebridades: siga a Contigo! no Instagram.