Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Famosos / LUTO!

Grande perda! Morre Silvio Santos, dono do SBT, aos 93 anos

Apresentador faleceu na madrugada deste sábado (17), aos 93 anos, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo; confira!

Renata Garre
por Renata Garre
[email protected]

Publicado em 17/08/2024, às 10h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Grande perda! Morre Silvio Santos, dono do SBT, aos 93 anos - Reprodução/SBT
Grande perda! Morre Silvio Santos, dono do SBT, aos 93 anos - Reprodução/SBT

Silvio Santos, uma das figuras mais emblemáticas da televisão brasileira, faleceu na madrugada deste sábado (17), aos 93 anos, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. O apresentador havia retornado à unidade hospitalar no início do mês após receber alta de um quadro de H1N1.

Silvio Santos deixa um legado significativo na comunicação e seis filhas, que deverão continuar o comando do SBT (Sistema Brasileiro de Televisão), a emissora fundada pelo pai. Nascido em 12 de dezembro de 1930 no Rio de Janeiro, o comunicador marcou a história da TV brasileira.

Filho de Alberto Abravanel e Rebeca Caro, desde cedo mostrou aptidão para os negócios, ajudando a família como camelô nas ruas do Rio. Sua carreira na comunicação começou no rádio e logo migrou para a televisão.

Adotando o nome artístico Silvio Santos, ele estreou na TV Paulista em 1962 com o programa "Vamos Brincar de Forca". No ano seguinte, lançou o "Programa Silvio Santos", que se mantém no ar até hoje. Sua habilidade como comunicador e empresário culminou na criação do SBT em 1981, após obter a concessão da TVS do Rio de Janeiro em 1976 durante o governo militar.

No SBT, Silvio inovou ao trazer formatos diferenciados e dar espaço a programas que se tornaram clássicos, como o seriado "Chaves" e as novelas mexicanas. Sob sua liderança, a emissora revelou talentos como Gugu Liberato, Celso Portiolli, Eliana, Mara Maravilha e as estrelas mais recentes Maisa e Larissa Manoela.

Em 1989, Silvio surpreendeu ao lançar-se candidato à presidência do Brasil na primeira eleição pós-ditadura militar. Filiado ao Partido Municipalista Brasileiro (PMB), sua candidatura causou alvoroço e recebeu forte apoio popular. No entanto, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) impugnou sua chapa por não cumprir os prazos legais. Fernando Collor de Mello acabou sendo eleito presidente naquele pleito.

A trajetória de Silvio Santos transcende as fronteiras da televisão. Sua vida inspirou uma série "O Rei da TV" e será tema de um filme previsto para lançamento em 5 de setembro, protagonizado por Rodrigo Faro