Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Famosos / MELHORAS

Internada, Claudia Alencar enfrenta doença que pode gerar complicações: "Risco"

Claudia Alencar enfrenta doença que necessita de tratamento intenso; saiba a visão da médica cirurgiã vascular Carol Mardegan

Redação Contigo! Publicado em 12/07/2024, às 13h39

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Internada, Claudia Alencar enfrenta doença que pode gerar complicações: "Risco" - Reprodução/Instagram
Internada, Claudia Alencar enfrenta doença que pode gerar complicações: "Risco" - Reprodução/Instagram

A atriz Claudia Alencar precisou de atendimento médico nesta última segunda-feira (08) devido ao seu diagnóstico de trombose profunda. Ela foi internada no Hospital Samaritano Barra, no Rio de Janeiro, e, segundo o boletim da instituição, a artista passou por uma cirurgia no último sábado (6), mas seu quadro se agravou após 48h.

Para entender melhor o diagnóstico, a CONTIGO! conversou com a médica cirurgiã vascular e membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), Carol Mardegan. Segundo ela, a atriz provavelmente está em um tratamento que pode durar mais de três meses.

"O tratamento para trombose venosa profunda é feito com o uso de anticoagulantes que ajudam a prevenir o crescimento do coágulo e reduzem o risco de embolia pulmonar. E o tempo de duração do tratamento é de pelo menos 3 meses, mas pode perdurar por mais de um ano em casos de embolia pulmonar ou tromboses extensas", explicou ela.

Os sintomas da trombose venenosa englobam inchaço e dor nas pernas - sendo mais comum o inchaço de apenas uma perna e na região da panturrilha -, mudança de cor e calor na pele - que são resultado da formação do coágulo dentro da veia, que interfere no fluxo sanguíneo normal - e veias dilatadas, visíveis e sensíveis.

Mardegan ainda contou que o paciente pode enfrentar sérios problemas caso não vá atrás de um tratamento adequado: "Se a trombose venosa profunda não for tratada, o paciente pode enfrentar algumas complicações. As principais são embolia pulmonar (EP) e a Síndrome pós trombótica (SPT). A complicação mais grave da trombose venosa profunda (TVP) é a embolia pulmonar, que ocorre quando um coágulo se desprende e viaja até os pulmões, bloqueando a circulação pulmonar. Isso pode ser fatal. Já a síndrome pós-trombótica ocorre o dano permanente nas válvulas das veias afetadas, levando a inchaço crônico, dor, alterações na pele e úlceras na perna afetada pela trombose".

ENTENDA A INTERNAÇÃO

A atriz Claudia Alencar precisou ser internada novamente no Hospital Samaritano Barra, no Rio de Janeiro. A artista deu entrada no centro médico na última segunda-feira (08), mas só agora a informação foi divulgada.

De acordo com o boletim médico divulgado pelo hospital, a veterana precisou ficar sob cuidados médicos após ser diagnosticada com trombose profunda. Ela chegou a ser submetida a uma cirurgia no último sábado (06), mas dois dias depois seu quadro se agravou.