Após desabafo de João Guilherme sobre a relação financeira com o pai, advogada explica regras de divisão da herança de Leonardo
Um desabafo de João Guilherme durante uma entrevista ao Lady Night, reacendeu a curiosidade sobre a divisão da herança do cantor Leonardoentre seus herdeiros. No programa de Tatá Werneck, o ator revelou que não recebe nenhum apoio financeiro do pai e que o último presente que ganhou foi ainda aos 11 anos.
Esse comentário abriu uma série de dúvidas sobre o que o futuro reserva para ele, especialmente em relação ao patrimônio de Leonardo. E pergunta que fica é: será que João Guilherme pode realmente ficar sem uma parte da fortuna de Leonardo?
Para esclarecer a situação, a advogada especialista em Direito das Famílias, Letícia Peres, comentou sobre a possível divisão da herança do cantor sertanejo.
Segundo ela, caso Leonardo não tenha mais herdeiros além dos seis filhos reconhecidos — Zé Felipe, João Guilherme, Pedro Leonardo, Matheus Vargas, Jéssica Costa e Monyque Costa—, a partilha deverá seguir as normas do Código Civil vigente.
Nesse cenário, Poliana Rocha, esposa de Leonardo, também teria direito a uma parte do patrimônio, o que torna o processo ainda mais complexo.
Letícia explica que, segundo a legislação atual, a divisão do patrimônio de Leonardo seria realizada entre os seis filhos e a esposa do cantor.
"Dos 100% da herança, dividimos em 7 partes, o que daria em torno de 14,3% para cada herdeiro, dependendo do regime de bens", afirma.
No caso de comunhão parcial de bens, os bens adquiridos durante o casamento são partilhados de uma maneira, enquanto os anteriores têm outra forma de divisão.
Para Poliana, o percentual depende do regime de casamento — se for separação total de bens, ela entra como sétima herdeira; se for comunhão parcial, somente os bens adquiridos em união entram na divisão.
Esse tipo de partilha é possível apenas no momento do falecimento de Leonardo, já que, como ressalta a advogada, ele não tem qualquer obrigação legal de “transmitir bens em vida” aos filhos maiores de idade, como é o caso de João Guilherme.
"A única possibilidade de João ser excluído da herança seria em casos muito específicos, como a deserdação ou indignidade, o que não se aplica neste contexto", completou Letícia.
No programa Lady Night, João Guilherme abriu o jogo sobre a relação com o pai e a expectativa da herança:
"Por exemplo, eu sou o herdeiro que todo mundo olha e fala: 'Ah, esse moleque é herdeiro'. Só que não tenho acesso a nada do meu pai", desabafou o ator, gerando surpresa entre os fãs.
A brincadeira veio para amenizar o tom, quando João disse que, se precisar de dinheiro, poderá pedir para as sobrinhas Marias, filhas de seu irmão Zé Felipe: "Já têm mais dinheiro do que eu", brincou.
Com todas as declarações de João e o esclarecimento jurídico de Letícia, fica evidente que a partilha da fortuna de Leonardo, embora especulada, só será efetivamente realizada no momento adequado, seguindo as normas legais. Até lá, o mistério sobre a relação do ator com o pai e a possível herança permanece sem resoluções definitivas.
Leia também: Como é a relação entre João Guilherme e Zé Felipe, filhos de Leonardo?