Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Famosos / ANIVERSÁRIO

José Mayer chega aos 75 anos longe da TV e com doença sete anos após polêmica

Afastado da televisão após polêmica de assédio, José Mayer foi diagnosticado com doença autoimune; ele completa 75 anos nesta quinta-feira, 3

Tábata Santos, sob supervisão de Arthur Pazin
por Tábata Santos, sob supervisão de Arthur Pazin

Publicado em 03/10/2024, às 13h57

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
José Mayer em clique publicado no Instagram - Foto: Reprodução/Instagram
José Mayer em clique publicado no Instagram - Foto: Reprodução/Instagram

O ex-ator da Globo José Mayer está completando 75 anos nesta quinta-feira, 3. Afastado da televisão desde 2017, quando foi acusado de assédio sexual pela figurinista Susllem Tonani, e no mesmo ano foi diagnosticado com granulomatose de Wegener, uma doença autoimune. 

Durante os últimos 7 anos, Mayer vive recluso em Itaipava, na Região do Rio de Janeiro e acumula pouco mais de 1 milhão de seguidores no Instagram, onde costuma compartilhar trechos de sua atuação em novelas que marcaram a televisão brasileira e alguns vídeos em que se direciona ao público com mensagens em meio a natureza. 

Em 2023, Mayer falou pela primeira vez sobre a acusação de assédio e estado de saúde, em mensagem enviada ao programa A tarde é sua, apresentado por Sonia Abrão, na RedeTV: "Na verdade, o que eu tive foi uma recidiva da doença autoimune que surgiu em mim por ocasião daqueles nefastos acontecimentos de 2017, quando acabei optando pelo silêncio e pelo abandono da minha profissão de ator, um ano antes de completar meus 50 anos de carreira.", disse o ator na ocasião.

Ele relembrou o episódio da acusação: "Eu, que me tornei uma espécie de 'símbolo' do velho homem machista pela repetição de tantos personagens com este perfil, acabei virando um alvo um tanto óbvio, mas concordo que a reconstrução de novos valores da masculinidade é, sim, uma necessidade dos novos tempos!", finalizou. 

Durante décadas, Mayer foi um dos principais galãs da Globo. Ele esteve em novelas de sucesso da emissora como Guerra dos Sexos, em 1983, Selva de Pedra, em 1986, Tieta, em 1989, Laços de Família, em 2000, Mulheres Apaixonadas, em 2003, Senhora do Destino, em 2004, Páginas da Vida, em 2006, A Favorita, em 2008, Ímpério, em 2014 e outras inúmeras. A sua última trama foi em 2016, quando esteve no elenco de A Lei do Amor.