Larissa Manoela não pode engravidar mesmo? Saiba por que essa suspeita é tão frequente
Larissa Manoela não esconde sua vontade de ter filhos. Casada com o ator André Luiz Frambach, a atriz se prepara para ter bebês no futuro, mas algo a assombra no meio de tudo isso: o diagnóstico de endometriose e de Síndrome do Ovário Policístico. Portanto, existem suspeitas em torno de uma possível infertilidade da famosa. Para entender tudo isso, conversamos com médico cirurgião especialista em endometriose, Lucas Simões.
Segundo o profissional, apesar da endometriose impossibilitar muitas mulheres de engravidarem, as chances de gestação são muito maiores do que as de infertilidade. "Pacientes com endometriose e SOP podem enfrentar infertilidade por inúmeros motivos. Sabemos que quanto maior a quantidade de endometriose, maior será essa dificuldade, que pode variar de 90% de chance de gestação natural para casos mais superficiais a 40-50% em pacientes com endometriose profunda", explicou.
Esse quadro pode ser revertido caso a eterna Maria Joaquina se submeta a tratamentos, o que ela já faz. De acordo com Simões, é possível que uma mulher deixe de ser infértil ao fazer uma cirurgia específica:
"Um grande passo para esse tratamento é a mudança no estilo de vida, com uma alimentação anti-inflamatória e atividades físicas. Associado a esse tratamento, se já apresentar infertilidade, a cirurgia de endometriose, retirando todos os focos, pode aumentar de 50 a 80% as chances de gestação espontânea. Podem associar também medicações que estimulem a ovulação, ou métodos de reprodução assistida, como a Fertilização in Vitro", disse.
Vai ter gêmeos?
Nesta semana, a Contigo! bateu um papo com a mãe de santo Michelle Castro, conhecida como Dona do Destino nas redes sociais, e soube que existe uma previsão de que a ex-SBT será mãe de gêmeos. Segundo Simões, a endometriose não dificulta em nada essa possibilidade.
"A endometriose não está diretamente relacionada a gravidez gemelar, que pode estar associada a fatores como histórico familiar, reserva ovariana e a idade (quanto mais nova a mulher, maior a chance de gravidez gemelar)", explicou.
Leia mais: 'Filhos não': Marido de Larissa Manoela não quer aumentar família: entenda