Leandra Leal relembra momento especial ao comemorar nove anos da chegada da filha Júlia e emociona ao falar sobre maternidade e adoção
Leandra Leal emocionou seus seguidores nesta segunda-feira (1) ao celebrar os nove anos da adoção de sua primogênita, Júlia, atualmente com 10 anos. Em uma publicação nas redes sociais, a atriz relembrou o momento especial da chegada da filha, em 2016, e refletiu sobre a importância da data para o fortalecimento dos laços familiares. Além de Júlia, Leandra também é mãe do pequeno Damião, nascido em agosto de 2024, fruto de seu casamento com o cineasta Guilherme Burgos.
"Ontem foi o nosso dia da família, dia da chegada do meu primeiro grande amor, minha filha linda, divertida, que sabe o que quer, sensível, vaidosa, que está ficando muito grande, a irmã mais velha mais legal e carinhosa do planeta. Eu tenho tanta felicidade e gratidão pela família que comecei a construir com a chegada da Juju", declarou a atriz em seu post.
Leandra sempre compartilha sobre sua jornada na maternidade adotiva como forma de inspirar outras famílias que também optaram por esse caminho. Para ela, celebrar a data anualmente é uma maneira de reforçar o significado desse encontro.
"Esse post é, também, para inspirar outras famílias que escolheram o caminho da adoção. Aqui em casa, celebramos todo ano o dia da chegada como o dia em que a nossa família nasceu, uma comemoração cheia de amor. Não tem bolo nem vela, mas sempre fazemos algo especial: uma experiência, um passeio, um almoço, uma sobremesa de 'domingo' e, principalmente, declaramos o nosso amor. A vida é um milagre, encontrar, ser família e amar é a maior das bênçãos. Comemorar esse dia é reconhecer, celebrar e fortalecer o nosso encontro", completou.
View this post on Instagram
A maternidade através da adoção sempre foi um sonho para Leandra, que acredita que esse processo ajuda a desconstruir preconceitos e reafirma o direito de toda criança e adolescente a ter uma família.
"Quando eu era pequena, tive um sonho em que eu adotava. Esse sonho foi muito forte e real, e me acompanhou por muitos anos, até que percebi que eu poderia, sim, viver a maternidade dessa forma. Assim, com 34 anos, eu e minha filha nos reencontramos. A Julia me apresentou esse amor incondicional escolhido, e um aprendizado que só o amor traz, com toda a sua complexidade e gentileza", revelou a atriz em uma homenagem feita no Dia da Adoção do ano passado, comemorado em 25 de maio.
Leandra Leal também compartilha reflexões sobre a luta contra o racismo, especialmente após a adoção de sua filha. Como mulher branca que adotou uma menina negra, ela reconhece seu papel na luta antirracista e busca ampliar seu conhecimento sobre o tema. "Não consigo sentir por ela, mas posso estar na luta com ela", afirmou em uma participação no programa Altas Horas, em 2021.
Além de sua trajetória como atriz e ativista, Leandra também é sócia da unidade carioca da Escola Afro-Brasileira Maria Felipa, que promove uma educação afro-referenciada e antirracista.
Leia mais: Leandra Leal polemiza ao criticar fantasias de Carnaval: 'Talvez eu seja cancelada'