A atriz Maitê Proença revelou que foi sabotada por diretor de uma novela que, segundo ela, 'queria seu namorado'; relembre
Uma vilã que se mostra ser boazinha até que alguém desmascare ela para todos é um clássico nas novelas e esse era para ser o caso de Heloisa, se não fosse sua morte repentina em Cara e Coroa (1995). Anos depois, a atriz Maitê Proença revelou que sua personagem foi retirada da trama na época por que o diretor 'queria o seu namorado'.
Cara e Coroa foi exibida entre 1995 e 1996 na Globo, na faixa das sete. A novela conta a história de duas irmãs gêmeas idênticas, Fernanda e Vivi, interpretadas por Christiane Torloni, que se conhecem na cadeia e viveram um enredo parecido com o de 'A Usurpadora'. A trama voltará a ser exibida no Canal Viva a partir de 9 de setembro, substituindo Andando nas Nuvens (1999).
Com a novidade da reprise, a história de Maitê voltou a causar curiosidade. Na época, ninguém entendeu o motivo para que sua personagem Heloisa fosse morta e retirada da trama de maneira tão brusca. Somente anos depois, alguns dos artistas do elenco falaram um pouco sobre o assunto.
Maitê era a grande vilã Heloisa em Cara e Coroa. Ela manipulava o marido, Mauro (Miguel Falabella), para ter o que queria e infernizar a vida das protagonistas. Mimada e invejosa, ela demonstrava para os outros ser uma mulher simpática e gentil. Até que sua queda de um penhasco aconteceu e deu fim ao seu enredo na obra.
Antes de ser tirada da novela, Maitê estava vivendo um romance com o ator Victor Fasano, par da romântico da protagonista interpretada por Torloni. No entanto, esse namoro não foi bem-visto pelo diretor-geral da trama, Wolf Maya.
Em 2017, durante sua entrevista ao Roda Viva, da TV Cultura, Maitê revelou que a morte de sua personagem em Cara e Coroa foi planejada pelo diretor da novela porque ele estava querendo o seu atual namorado.
“Um diretor queria meu namorado. Ele precisou me tirar do caminho porque achava que seria mais fácil chegar a ele. Depois de seis meses que, em conversa com Boni, fiquei sabendo o que ocorreu. Esse diretor tinha me pedido para jogar uma garrafa contra a parede, como se fosse um ensaio. Ele gravou, mandou para o Paulo Ubiratan e disse eu que era louca e que era impossível me dirigir”, disse, sem revelar nomes.
O ator Miguel Falabella, que vivia o parceiro de cena de Maitê na novela, também contou que a atriz e todo o elenco foram pegos de surpresa ao ler o roteiro do capítulo 49, que mostrava a morte da personagem Heloisa:
"Um dia, Maitê Proença me ligou e perguntou se eu já tinha lido o bloco [de capítulos] novo. Eu respondi que não e ela falou: ‘O capítulo 49 termina numa cena em que aparecemos eu, você e a Christiane Torloni no alto de um penhasco. A Christiane é a protagonista, você é o antagonista. Eu acho que vou cair desse penhasco.’ Não deu outra. Ela ficou furiosa, com toda razão, porque não tinha sido avisada de que sairia da novela. Para mim, a saída da Maitê foi frustrante, porque ela interpretava a minha mulher, e eu fiquei sem rumo na novela", declarou ele ao Memória Globo.
Veja a cena da morte de Heloisa em Cara e Coroa:
Maitê Proença causa climão após enviar vibrador para amiga
A atriz Maitê Proença participou do programa Que história é essa Porchat, contou algumas histórias e experiências de sua vida pessoal e divertiu a plateia e o apresentador Fábio Porchat. Durante o programa, a história que mais chamou a atenção foi a do dia que a atriz enviou um vibrador para a amiga na época de natal, um presente um tanto quanto constrangedor. Saiba mais!